Chegando bem na hora da prova!

Meus caros alunos. O nervosismo e o branco na hora do concurso podem começar a aparecer dias antes da prova, muitos candidatos se afobam e tomam medidas erradas para chegar na hora “H” com o conteúdo em dia, os que conseguirem controlar os nervos se darão bem. É por isso que nos dias que antecedem a prova para o concurso que irá prestar, o mais indicado é procurar distração, afinal você não conseguirá aprender tudo o que ainda não viu. (Essa distração tem que ser na medida certa, ou sejam, você pode tirar algumas horas do seu dia para assistir a um filme por exemplo!)


Assim, chegou a hora de buscar equilíbrio, diminuir a ansiedade e o stress; e cada um possui uma maneira própria de fazê-lo. A despeito disso, algumas dicas podem auxiliá-lo nessa tarefa. Evite outras atividades que exijam muita concentração, é importante reservar essa capacidade para o momento de fazer o concurso.

Além disso, é bom evitar comer em locais desconhecidos para escapar de intoxicações alimentares, evitar acontecimentos que possam causar desestabilidade emocional como brigas com namorados e familiares, e também, não fazer atividades físicas extenuantes, dê preferência a exercícios leves.

Se desejar, repasse os tópicos superficialmente na véspera, tome um banho, vista uma roupa leve e durma bastante; mas sem esquecer de acordar com antecedência para se preparar com calma e chegar com tranqüilidade no local de prova já que o horário de fechamento dos portões é sempre rigoroso, sendo recomendável que o candidato tenha visitado o local antes do dia do exame, tendo criado maior familiaridade com o ambiente e extinguido possíveis enganos.

Leve documento oficial com fotografia para o caso de dúvida na identificação, não se esqueça da caneta, lápis e borracha; e, na dúvida, leve água e um lanche leve, mas não exagere nem se boicote na hora da prova. Acredite em você e boa prova.

Conclusão: Por mais que eu pareça ser “doido”, sei a medida do equilíbrio do meu corpo e da minha mente e você tem que conhecer o seu também, somente assim você fará o seu melhor na hora da prova!

NÃO ESQUEÇAM DE VOTAR NA ENQUETE DO ESTILO DE ESTUDO!



27 comentários sobre:
Chegando bem na hora da prova!

  1. Armando comentou em :

    Tenho notado constantemente que a resolução de exercícios ajuda e muito no aprendizado e por esse motivo gostaria de saber o seguinte: resolvendo questão da banca cespe prejudicará o aprendizado para as questões da FCC?Adquiri muitas questões da família alfa mas no estilo cespe, alguém poderia me dar uma luz?

    • Thiago BH comentou em :

      As questoes da Cespe são mais dificeis, se tem condição de resolver as da Cespe certamente fará as da FCC. Nao prejudica em nada, pelo contrario, vai deixar mais afiada sua atenção pois qualquer detalhe muda a questao do certo para o errado, ao contrario da FCC que é mais objetiva.

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      Grande Armando,

      Como o Thiago falou, as questões do CESPE ajudam muito na sua preparação pois exigem conhecimento e raciocínio. Contudo, nesta reta final, sugiro que se dedique a resolver questões da FCC para que você se adapte melhor ao estilo da FCC e consiga afinar o seu conhecimento ao estilo da FCC. Outra vantagem de resolver muitas questões da FCC é que esta banca trabalha com questões repetidas, ou seja, é possível que você encontre questões já resolvidas na prova, o que tornará sua resolução mais fácil. Não jogue fora as questões do CESPE pois muitos concurso virão neste ano e com certeza alguns deles serão pelo CESPE e as questões servirão para sua preparação.

      Abraços,

      Prof. Daniel Sena

  2. Guilherme Ferraz comentou em :

    Galera,estava resolvendo execícios de previdenciário e errei uma questão que a meu ver estaria errada, a questão é a numero 5 do quinto encontro e a alternativa que a meu ver estaria toda correta se a banca colocasse baixa renda é a letra C.Nos meus estudos sempre que vejo auxilo reclusão eu observo se é de baixa renda e nessa alternativa na ta dizendo baixa renda.quem tiver acesso aos módulos de previdenciários me ajude por favor!!

  3. vania comentou em :

    FRANCINE ME AJUDOU E MUITO,QUE DEUS A ABENÇOE

    • Francine Marcelino comentou em :

      Que é isso, Vania, estamos todos juntos nessa!

  4. Nilson Pimentel comentou em :

    Q poha é essa mano??? kkkkkkk o Evandro e o Sena de heróis a gente já tá acostumado, mas o Pablo com uma mistura de Capitão América com Capitão Planetaaaa…. kkkkkkkk
    Vou estudar,
    abraços a todos Alfartanos.

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Mandou bem Nilson… o Prof. Pablo é o Capitão Planeta….kkkkkkkkkkkk

  5. Frank comentou em :

    É tão legal ver as pessoas se esforçando. Mas espero, caso eu chegue a ser servidor público, espero não cair na tentação da corrupção que assola o nosso país. Há muita gente que fica rica às custas do dinheiro do contribuinte.
    Há muita corrupção no governo, na administração pública. É tão bonito ver as videoaulas sobre direito administrativo, direito constitucional, direito previdenciário, ética no serviço público. Mas quando abrimos as páginas de notícias sempre deparamos com casos e mais casos de corrupção. Estou meio revoltado porque li no jornal que os envolvidos no escandalo do mensalão dificilmente serão punidos porque os crimes vão prescrever.
    Acho melhor não ler e acessar sites de notícias nessa reta final do concurso do INSS para não perder o foco. Mas que esse país está uma m.e.r.d.a em termos de moralidade com o trato do dinheiro público isso está.

    • Frank comentou em :

      Joicy, você está certa, a corrupção sempre existiu no Brasil, mas agora sendo mais divulgada pela mídia. Tenho esperança também, mas não sei se vou estar vivo até o dia em que um político corrupto estiver na cadeia, devolvendo tudo o que roubou com juros e correção monetária. Tem muito eleitor que parece que apóia os políticos corruptos porque os elegem de volta ao poder.
      Isso é revoltante porque estão roubando o dinheiro que é meu, é seu, do Evandro, de todos os alfartanos, de todos os brasileiros contribuintes. Todo esse desvio poderia ser revertido para melhorar a saúde, a educação e infraestrutura que continuam de terceiro mundo.

      Gostei desse vídeo que você indicou em que a Ana Carolina diz:

      “Minha esperança é imortal. Sei que não dá para mudar o começo, mas, se a gente quiser, a gente pode mudar o final.”

      Agora vamos focar nos estudo, porque isso é o mais importante no momento para todos aqui.

      Muita força e fé na aprovação!

      Abraços.

    • Evandro Guedes comentou em :

      Alô você…todo dia tem um servidor fazendo M e é por isso que existe a forma de vacância DEMISSÃO! A cada M que eles fazem surge mais uma vaga!

      Então para que reclamar…VÃO ESTUDAR E PAREM DE DISCUSSÕES “IDIOTAS!”

      Falar de corrupção não fará vocês passarem na prova…. VÃO ESTUDAR!!!!

      Fé, força e rumo à aprovação!!!

    • Joicy comentou em :

      Viu só, Frank… como previa… hehehe
      Puxão de orelha do Evandro…
      hehehe

      Bora estudarrrrr

    • Frank comentou em :

      Verdade, Joicy. Minha orelha está doendo…Mas o Evandro está certo. Discutir essas coisas no momento não vai garantir a aprovação. Temos que discutir sobre as matérias que vão cair no concurso. E como ele bem falou nesse post, temos que evitar esquentar a cabeça nesse momento, não brigar com familiares, amigos, amores etc. O momento atual exige total dedicação e concentração. A minha página inicial era de um site de notícias, agora troquei, como o Evandro já recomendara anteriormente, por este valioso site dos concurseiros, chamado Equipe Alfa.

      Muita força a todos os guerreiros que não cansam de estudar até passar!

  6. Patricia Silva comentou em :

    Está chegando a nossa hora, bora ESTUDARRR!!
    Fé, força e rumo à aprovação……. É só ter TRANQUILIDADE.

  7. Japa comentou em :

    Antes do alfa eu sempre procurava alguma coisa pra culpar algum erro ou reprovação em concursos… o maior erro é mentir pra si mesmo. Hoje vejo o tempo perdido com material inadequado, horas mal estudadas e mal assimiladas.
    Hoje a fé me moveu em direção ao alfa, hoje estudo o máximo que posso, faço faculdade, trabalho, durmo apenas 3 horas por noite…mas to com mais força do que nunca!

    #Fé em Deus, pois nossa hora está chegando…

    • Guilherme Ferraz comentou em :

      Japa sua situação é igual a minha cara ,gastei muito dinheiro com porcarias,cursos que não estavam empenhados na minha aprovação,só queriam dinheiro e mais nada.hoje eu sei que se não for aprovado nesse foi porque minha base foi ruim, mais agora mais do que nunca sei que a aprovação vai chegar um dia,pois estou no curso certo e com gente certa,gente comprometida com minha aprovação.Estou me esforçando,trabalho o dia todo e só tenho o turno da noite e da madrugada para estudar,apesar de dormir apenas 3 horas por dia estou mai forte e descansado para batalhar, pois a motivação é a minha energia. Valeu alfartanos somos todos um só em busca de um objetivo, boa sorte e que todos sejam aprovados.

    • Japa comentou em :

      Mas isso é bom Guilherme, essas dificuldades darão mais gosto na nossa futura vitória!
      #FIRMES E FORTES NO ESTUDO!

    • BrunaBueno comentou em :

      Olá Japa, não sei se estou certa mais você comprou a aula comentada de RLM da Fer né?
      O que achou?
      Da para aprender melhor, ela ensina a fazer os exercicios entre os cometários?
      Nossa estou sofrendo com esse RLM viu seria uma Benção de Deus … :/
      Se puder responder ^^

      Vlw, força! e vamos romo aos nossos cargos ! o/

    • Thiago BH comentou em :

      Todos teriamos uma vida mais facil se tivessem encontrado o Alfa antes. Mas é assim mesmo, de todos os cursinhos ruins que passamos antes, materiais inadequados serviram de lição, mesmo que não agradavel. Agora é so estudar muito e permanecer no caminho que traçamos para a futura aprovação. Bons estudos a todos.

    • Patricia Silva comentou em :

      É isso aí Thiago falou e disse.Eu só tenho a agradecer à Equipe Alfa.
      1.Por ter EXCELENTES professores.
      2.Por nos dar suporte emocional.
      3.Por nos ensinar a estudar certo.
      AGORA NESSA RETA FINAL É SÓ TER FÉ, FORÇA E RUMO À APROVAÇÃO. Bora continuar firmes nos estudos. Valeu Thiago é nois hehe..

  8. Lívia Barbosa comentou em :

    vamos assistir ao filme ” Alô Você” de Daniel Sena, com participação especial do nosso querido professor Evandro Guedes.

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      Alô viocê!!!!

      Vamos que vamos Lívia… é a Equipe Alfa com você rumo à aprovação!!!

      Abraços,

      Prof. Daniel Sena

  9. vania comentou em :

    se alguem puder me ajudar agradeço

  10. vania comentou em :

    socorro alguem me ajude fiquei com uma duvido no simulado a questao 18 tras crase antes de pronome indefinido é isso mesmo

    • Francine Marcelino comentou em :

      Vania, a crase é proibida antes de pronomes pessoais, ou palavras de sentido indefinido.

      Neste caso tem crase por causa da regência do verbo comparar (que está em sua forma nominal-particípio) – quem compara, compara a ou compara com – e porque tem o artigo definido “as” de outras aves.

      Outro caso que proíbe crase, que pode ter te confundido é aquele: ” ‘A’ no singular + palavra no plural, crase nem a pau”

      Espero ter ajudado : D

  11. Alisson comentou em :

    A hora da prova… A hora da Verdade… A hora de decidir nossas vidas…
    Para tantos que esperam a muito por esse concurso, 40 dias mais parecem 40 minutos. Principalmente se pararmos pra pensar no quanto se aprendeu e o quanto se quer ou queria aprender.
    Acredito que todos devemos ter “um porque” e “um pra quem”, pois se não tivermos uma meta certa e pessoas para dividir os sonhos, na verdade seríamos como pedras ou árvores que apenas estão parados “vendo” tudo passar.
    Meu “porque” há muito vem sendo passar num bom concurso. Meu “pra quem” nem entende nada do que está acontecendo pois ainda tem sete meses de vida (minha filhinha)
    Hoje me considero “alfartano” e vou estudar até passar!