Organizando o estudo para o INSS!

Meu povo, o edital saiu finalmente, mas tenho uma coisa para contar a vocês: “Meus filhos esse não é o único, tampouco o último edital que sairá! Dessa forma, vamos por questão de ordem, organizar você e trazer  para a realidade do concurso as peculiaridades desse edital!

Assim, separamos dois tópicos que ajudarão vocês, de forma objetiva, a se organizar para o dia da prova!

Entendo a prova!

Meus caros, serão 60 questões para o cargo de técnico dividido entre parte geral e específica. A FCC colocou 40 questões de direito previdenciário e ira dividir as 20 restantes entre as matérias de português, RLM, Informática, Administrativo e Constitucional.

Bem, uma coisa aprendi nesse tempo de estudo: Não adianta brigar com a banca examinadora, isso é fato! Dessa forma, deveremos elaborar mecanismos para não “perdermos questão!”

Mas como não perder questão? Resposta: Uma boa opção é não dar bobeira nas questões de direito previdenciário. Só pelo fato de ser “direito” não dá muita margem a erros, ainda mais nas provas da FCC. Assim, o certo é que exercícios são imprescindíveis, mas aqui temos uma problema: Poucos exercícios da FCC!

Meus filhos, mesmo com esse empecilho a equipe alfa concursos esta elaborando (montando) muitos exercícios dentro do conteúdo programático, mantando turmas especiais e muitos simulados, tudo isso para que você não perca nenhuma questão!

Contudo, as matérias chamadas básicas completarão 20 questões, conhecendo a FCC ela trara uma das 3 opções de divisão de matéria:

Esse quadro é meramente em previsão baseado em provas anteriores, mas a realidade que enfrentaremos na prova é totalmente diferenciada. Meus grandes amigos, leitores e alunos, não podemos mentir: “Para quem esta começando estudar agora a dose é pesada! Pois o leque de matéria é grande, o tempo é pouco e a distribuição da prova veio para arrebentar a boca do balão!”

Como se preparar corretamente

O importante nesse concurso é “NÃO PERDER QUESTÃO!” Meu povo, vou ficar batendo nessa tecla durante todo o prazo que antecede a prova, por esse motivo temos que estudar muito e estudar certo! Estudar certo é fazer muitos exercícios e simulados, muita disciplina para assistir as aulas e vamos elaborando nossos resumos para que nos 10 últimos dias possamos somente revisar o que já foi visto!

De qualquer forma, estaremos publicando aqui os 04 passos para uma boa preparação para as provas da FCC e isso será a base do nosso estudo!

fé, força e rumo à aprovação!



54 comentários sobre:
Organizando o estudo para o INSS!

  1. Guilherme Ferraz comentou em :

    ha é!!!? quer dizer que eu tenho q fazer a prova na mesma região onde é a vaga?por exemplo, se eu moro no Espirito santo, e quero concorrer a vaga na região de Minas Gerais, eu tenho q ir la em Minas fazer a prova? NÃO da pra fazer a prova no ES concorrendo em Minas não?

    • Bárbara comentou em :

      Exatamente Guilherme! Se você quer concorrer a uma vaga de Minas Gerais terá que fazer a prova lá (no município correspondente à sede da Gerência Executiva que abrange a Agência da Previdência Social-APS escolhida). Veja o que diz o edital:

      IV – DAS INSCRIÇÕES…
      … 5. Ao inscrever-se, o candidato deverá indicar no Formulário de Inscrição a Agência da Previdência Social -APS que deseja concorrer.

      OU SEJA: Se você quer concorrer a uma vaga de MG, no ato da inscrição já terá que informar a APS que deseja: Santos Dumont OU São João Del Rei OU São Gotardo OU Betim… e por aí vai, basta olhar a tabela do Anexo I do edital para verificar a quantidade de vagas por APS/Gerência Executiva e escolher uma.

      6. O local de realização da prova será o município correspondente à sede da Gerência Executiva que abrange a Agência da Previdência Social-APS escolhida, conforme indicado no Anexo I.

      OU SEJA: Se você escolher a APS de Santos Dumond OU São João Del Rei, sua prova será em Barbacena; se você escolher a APS de São Gotardo, sua prova será em Belo Horizonte; se você escolher Betim OU Ribeirão das Neves OU Santa Luzia OU Vespasiano, sua prova será em Contagem… basta escolher uma APS e verificar na coluna anterior a qual Gerência Executiva ela pertence!

      Espero ter esclarecido sua dúvida ;c)

  2. Guilherme Joaquim Ferraz de Paula comentou em :

    Sena vc esclareceu a questão de vagas por cidade,uma coisa q eu fiquei em dúvida foi quanto a realização das provas e o local onde eu vo trabalhar.Eu sou do Espirito Santo!!eu posso fazer a prova aqui mesmo para trabalhar em outra região do país ou tem que ser só para cidade meu estado?Obrigado…

    • Ivanir comentou em :

      só pode ser feita na regional onde é a vaga

  3. FERNANDA comentou em :

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE VAI TER AULA SOBRE REDAÇÃO OFICIAL
    VALEU!!!

  4. Susane Reis comentou em :

    Ola!! tudo bem pessoal??? bahh estou muuuuitooo feliz e motivada! sou de Santa Rosa RS!! e sendo bem sincera, estou muito feliz em ter conhecido o site do Alfa !! vcs não tem idéia do quanto me ajudaram e estão me ajudando… eu estava muito confusa em relação ao concurso do INSS mas graças a equipe Alfa e ao meu Deus estou tri empolgada! RUMO À VITÓRIA !! VALEU PESSOAL!!! AHH OBRIGADA EVANDRO SUA ENERGIA É CONTAGIANTE… OBRIGADA POR NOS AJUDAR!!! ABRAÇO!

  5. Daniel Alves comentou em :

    Professor Evandro por favor me ajude. Vou prestar o Concurso concorrendo a vaga de PNE. Ja li 4 vezes o edital e nao entendi como deve ser redigido o Laudo médico, pois pede para escrever dados como CPF, RG e cargo no mesmo. Nunca vi Laudo de PNE pedindo isso.

  6. TARCISIO SANTANA comentou em :

    A FORMULA DA APROVAÇÃO:

    EQUIPE ALFA + MOTIVAÇÃO DO EVANDRO + DEDICAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL = EU CHEGO LÁ.

  7. Alisson comentou em :

    Bom.
    Já deu meus 10 minutos, voltarei a estudar agora.
    Obrigado Equipe Alfa

  8. Geo comentou em :

    Muito legal, mas a quase 15 dias meu material não chegou a ainda e estou muito preocupado…

  9. Karen Michele comentou em :

    Nossa!!
    Finalmente o edital saiu em….
    Vamos lá galera!!
    Força, fé e muuuuuuuuuito estudo!!

  10. leda comentou em :

    galera estou com vcs,equipe alfa e formada pelos verdadeiros MALUCOS BELEZAS.vcs foram o meu presente de PAPAI NOEL de 2011.MEU MUITO OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAA

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      Ieda,

      Nosso maior presente é vê-la nessa família de vencedores… a Família Alfa!!

      Vamos estudar que no ano que vem seu presente de natal será outro… sua aprovação!!!!!

      Vamos que vamos rumo à aprovação!!!!

      Prof. Daniel Sena

    • Professor Leonardo Alves (Exótico) comentou em :

      Faço minhas as palavras do Jedi Daniel Sena…
      Somos um bando de loucos…
      Loucos por concursos…
      Loucos por desafios…
      Loucos pela por nossas vidas…
      Loucos pela vida de vocês…

      Forte abraço!

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      Falou o ser mais Exótico da Equipe Alfa!!!! Além de éxótico ele também dá aula…. a melhor Aula de Atualidades que já assisti!!!!

      Sucesso meu brother…

    • leda comentou em :

      PROF.EU MORO NO SULDA BAHIA,E FAÇO QUESTAO DE IR AGRADECER PESSOALMENTE A CADA UM DE VCS.CLARO DEPOIS DE RECEBER O PRIMEIRO PAGAMENTO.KIKIKII

    • Mauro R. Pereira comentou em :

      Eu pretendo fazer o mesmo q vc Leda…rsrs

    • Alex Fiamoncini comentou em :

      Leda e Mauro, sou de Brasília, e farei o mesmo…não vejo a hora desse dia cehgar.

  11. Emerson comentou em :

    Olá sou aluno do ONLINE e gostaria que o Prof Evandro fizesse uma perspectiva de aprovados por numero de acertos como fez no video explicando sobre a banca fcc. grato! bom estudo a todos.

  12. Prof. Daniel Sena comentou em :

    Galera,

    Vamos entender a distribuição de vagas nas três listas em que figurarão os aprovados. Eu utilizei o exemplo da agência de Cascavel. Cuidado para não confundir a agência de Cascavel com a Gerência Executiva de Cascavel. São coisas diferentes. Para a agência de Cascavel existe 1 vaga. Para Gerência Executiva de Cascavel existem mais vagas pois é composta de 14 agências.

    Segundo o edital, serão considerados aprovados os candidatos que estejam dentro do número limite de aprovados previsto no item 5 do Capítulo X. Exemplificando no caso de Cascavel: considerando que existe 1 vaga prevista no edital, serão considerados aprovados no máximo 5 candidatos. Pronto, estes 5 candidatos figurarão em três listas de aprovados:
    1. Por Agência;
    2. Por Gerência Executiva;
    3. Por Superintendencia Regional;

    Em cada Agência serão classificados como aprovados dentro do limite estabelecido no edital, ou seja, no caso de Cascavel, apenas 5 serão considerados aprovados.

    Estes mesmos 5 aprovados na agência de Cascavel entrarão para uma lista com todos aprovados na Gerência Executiva de Cascavel que abarca ao todo 14 agências. Todos os aprovados destas 14 agências figurarão numa ordem de classificação referente a Gerência Executiva de Cascavel.

    Todos os aprovados nesta Gerência Executiva de Cascavel, entrarão para uma lista de aprovados na Superintendência Regional III em que fazem parte os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Imagine o tamanho desta lista considerando os limites estabelecidos para cada agência!!!!

    Caso esgotem os aprovados de uma agência, é possível convocar aprovados de outras agências obedecendo a ordem de classificação da Gerência Executiva e da Superintendencia Regional onde a agência esteja localizada.

    Desta forma concluo que, pela leitura do edital, que os candidatos que ficarem além das vagas em cada agência estarão eliminados do concurso. Só serão considerados aprovados os que estiverem dentro do limite máximo de aprovados em cada agência, que no caso de Cascavel será de 5 aprovados, respeitados os empatados com a mesma nota.

    Tudo isso que eu te expliquei é possível verificar nos seguintes locais do edital:

    – Capítulo X, ítens 5, 6 e 7;
    – Capítulo XIII, ítens 11 e 12;
    – Anexo I: vagas, Agência, Gerência Executiva e Superintendencia Regional.

    Espero ter esclarecido alguma coisa.

    Qualquer coisa é só dá um grito pois até o dia da prova a Equipe Alfa estará de Plantão 24 horas por dia!!!!

    Abraços ,

    Prof. Daniel Sena

    • Thiago BH comentou em :

      Eu vim exatamente no forum agora, pra ver se tinha alguma alma boa para me explicar kkk, e me restou a seguinte duvida depois dessa bela explicacao do nosso mestre.

      A minha duvida é a seguinte, essas vagas sao para preencher as agencias que estao abertas correto? Se por ventura as agências que estão para abrir, tipo 720 que tem sido comentado durante muito tempo e os funcionarios que virao aposentar nos proximos anos, será chamado o excedente? tem cadastro de reserva? e onde seriam essas agencias preferencialmente nas capitais?? Estou pensando ainda onde me inscriver, e todos os dados são importantes para tomar essa decisao, se puder tirar minha duvida Sena, ficarei muito grato.

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      Cara,

      As agências que estão sendo inauguradas já constam na lista, a exemplo da agência de Palotina que foi uma das primeiras inauguradas na Gerencia Executiva de Cascavel neste ano. Foram mencionadas mais de 750 agências no edital, que estão com vagas abertas. São 1500 vagas previstas no edital que serão preenchidas imediatamente. Façamos um cálculo básico:
      Imagine que para preencher as 1500 vagas nós tivéssemos uma média de 2 vagas por agência (o que não é verdade, pois existem agências com 11 vagas). Ora, se existissem 2 vagas por agência, seriam classificados como aprovados em cada agência mais nove candidatos. Faça um cálculo bem básico:
      9 x 750 = 6750. Veja que, mesmo utilizando números aquém do quantitativo real previsto no edital já teríamos 6750 candidatos considerados aprovados no concurso. É lógico que utilizei nesta conta parâmetros bem abaixo dos estipulados no edital e mesmo assim, já é possível vislumbrar 6750 aprovados. Desta forma, é possível afirmar que teremos aprovados o quantitativo necessário para preenchimento das 10000 vagas previstas para os próximos 2 anos que é o prazo máximo que poderá chegar este concurso. Diante destes números é possível concluírmos:
      1. Para ser aprovado tem que estudar!!!!
      2. Tem q

    • Thiago BH comentou em :

      Entendi, obrigado Daniel

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      2. Tem que estudar muito!!!!
      3. Se você escolher um lugar com mais vagas você terá uma chance maior de ficar na lista de aprovados;
      4. Nos lugares com mais vagas haverá mais inscritos e por consequencia maior nota de corte, logo, você terá que estar preparado;
      5. Nos locais com menos vagas, a nota de corte tende a ser maior se o lugar for atrativo, contudo se o lugar não possuir muita infraestrutura e tiver poucas vagas, haverá uma boa oortunidade para quem está bem preparado.

      De qualquer forma, concurso público é pra quem estuda… Que estudar mais terá mais chances de ser aprovado.

      Para nortear sua decisão… veja onde farão os melhores alunos que você conhece e fuja desses lugares!!!!

      Esper tê-lo ajudado de alguma forma!!!

      Abraços,

      Prof. Daniel Sena

    • Mauro R. Pereira comentou em :

      Muito bom Daniel, fiquei esclarecido sobre isso também.
      No mais é estudar como nunca estudamos, mas sempre seguindo o que vcs do ALFA nos propõe sempre.

    • Japa comentou em :

      Veja se meu raciocínio foi Lógico;
      Em cidade XXX temos 5 agências – 8 vagas;
      Em XXX 15 agências – 31 Vagas.
      Então (não importa a distância! To feito doido estudando pro INSS, sei que só preciso de uma vaga, mas quanto maior a chance de estar dentro do INSS melhor!) seria melhor eu fazer em petrolina, isso? tenho uma situação parecida aqui em PE…

    • Japa comentou em :

      as cidades no caso são petrolina e caruaru, coloquei xxx pra quem quiser se colocar na mesma situação.
      fiquei meio confuso com isso.