Identificar o tipo de concurso que se quer prestar é fundamental!

Meus caros leitores, o desconhecimento das atribuições dos cargos almejados por muitos candidatos a concursos públicos pode transformar o sonho de uma vida estável e tranqüila em frustração.

É por isso que antes mesmo de iniciar os estudos para um concurso é importante conhecer a área de atuação do cargo pretendido bem como as possibilidades de promoção. A identificação do tipo de concurso que se quer prestar é fundamental para iniciar um programa de estudo específico para a prova, tendo em vista que os programas para concursos exclusivos para carreiras jurídicas e concursos que não são particulares para os bacharéis em direito variam consideravelmente. Português, Direito Constitucional e Direito Administrativo são matérias abordadas em qualquer concurso e, se ainda houver dúvida sobre qual prestar, deve-se começar a estudar por elas.

Dessa forma, uma vez inscrito num concurso, leia de forma detalhada o edital, estude o programa do concurso e trace uma estratégia de estudos. Lembre-se sempre de que o número perfeito de horas de estudo é o máximo possível. Contudo, o Daniel Sena dirá: “Ai Gentiiiiii, mas sem sacrifícios excessivos, pois sem saúde física e mental é impossível absorver qualquer conhecimento ( fresco! – risos -).

Assim, a cada dia estude aquilo que foi planejado previamente, nunca crie a ilusão de que após um dia perdido de estudos é possível compensar as perdas no dia seguinte, é imprescindível ser disciplinado para se ter sucesso.

Conclusão: Antes de começar ache seu foco e dê o tiro certeiro! Meus filhos, não se preocupem em ter obrigação de passar no concurso, preocupe-se somente em fazer o seu melhor, pois de melhor em melhor, várias aprovações chegarão!!!

Fé, força e rumo à aprovação!!!



46 comentários sobre:
Identificar o tipo de concurso que se quer prestar é fundamental!

  1. Esdras comentou em :

    Ctz Amigo Japa

    É o caso parecido daquela questão de DC que diz que segundo o texto constitucional atualmente só é admitida a prisão civil do devedor de pensão alimentícia! Quando na verdade isso é entendimento do STF. Por isso eu penso como o Pablo que diz que leitura dinâmica é uma armadilha, principalmente nessas questões da FCC em que o “comando de questão” é quem vai dar o “norte” para a alternativa correta!
    Mas bom é errar hoje colega, amanhã vc estará ligado! E eu vou orar por vc, pois sei que se esforçou muito, pois este espaço só é frequentado por pessoas lutadoras! As que entram e ainda não o são, caso permaneçam serão contagiadas! Deus abençôe vc amanhã em sua prova!

    • Michel comentou em :

      Boa prova, Japa! Aconselho você a esperar pra ver se o Evandro dá uma resposta sobre essa questão do estágio probatório, embora acredite que o Esdras esteja certo.

    • Esdras comentou em :

      Opa! Blz Michel
      To ansioso pra o Alfa abrir nosso Forum, pra nós trocarmos idéias! Tomara que ele apareça ai matando a pau nossa questão!
      Abraço!

    • Japa comentou em :

      Muito Obrigado pela ajuda, Michel e Esdras, eu estou treinando muito estas questões da FCC pois minha prova do TRE será domingo,
      apesar de não ter tanto tempo pra estudar pra este, vou fazer como experiência pra testar direito constitucional, administrativo, português e informática.
      esta questão é a 52 do ultímo concurso TRE do Amapá agora em 2011.
      Vamos esperar a resposta final desta questão mas já fou muito bom pra abrir os olhos pra FCC e os comandos de questão.
      valeu mesmo!

  2. Japa comentou em :

    Pessoal, sei que Evandro está providenciando um fórum pra discussão, mas domingo irei fazer uma prova do TRE, quem puder me esclarecer melhor;

    Segundo a Lei no 8.112/90, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo:

    (A) não ficará sujeito a estágio probatório tendo em vista
    que o estágio probatório só é necessário para o
    exercício de cargo em comissão.

    (B) ficará sujeito a estágio probatório por período de
    24 meses.

    (C) ficará sujeito a estágio probatório por período único
    de 12 meses.

    (D) ficará sujeito a estágio probatório por período de
    30 meses.

    (E) ficará sujeito a estágio probatório por período de
    36 meses

    Logo que vi, de cara, marquei Letra (E) 36 meses. porém no gabarito a correta seria 24 meses. Foi quando cai no entendimento que Evandro falou que Segundo o STJ, ministro Félix fisher (acho) o estágio probatório é de 36 meses.
    Bom até aqui eu entendi que se perguntar de acordo com a lei será de 24 meses, e de acordo com o STJ será de 36 meses.

    Já fiz dezenas de provas antigas e não me recordo em qual que era 36 meses no gabarito. Concurso é fogo, mesmo você estudando pode derrapar numa desta. Fica de alerta;

    Mas agora fica a questão, caso pergunte, sem especificar se é de acordo com a lei 8.112/90 ou STJ, devo levar em considerção 24 meses ou 36 meses (BANCA FCC)?
    Agradeço a quem responder…

    • Michel comentou em :

      Olha, Japa, vou transcrever ipsis literis o que está escrito na apostila do Alfa – INSS:

      “ATENÇÃO: Depois de algumas idas e vindas legislativas, a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu: com a Emenda Constitucional (EC) n. 19/1998, o prazo probatório dos servidores públicos é de três anos. A mudança no texto do artigo 41 da Constituição Federal instituiu o prazo de três anos para o alcance da estabilidade, o que, no entender dos ministros, não pode ser dissociado do período de estágio probatório”.

      É um tema controverso. De acordo com uma leitura que fiz, o estágio probatório se dá após 24 meses e a estabilidade só pode ser ganha após 3 anos. Mas só com o parecer do Evandro teremos certeza.

    • Esdras comentou em :

      Na verdade se a questão cobrou texto de lei, é 24 meses mesmo! Pq é preciso outra lei para alterar essa (8.112/90). Mas o que é aplicado hoje é 36 meses mesmo!

    • Esdras comentou em :

      A emenda que alterou o período 2 para 3 anos foi a de Nº 19 de 4-6-1998.

    • Robson Fachini comentou em :

      Então amigo, já comentaram mas só pra ratificar, a assertiva certa é a B, não pelo fato de a prova ter sido realizada por determinada banca, mas por que a prova pediu segundo a lei 8112, e no art. 20 da 8112 a redação trás o prazo de 24 meses.
      Caso a questão não tivesse cobrado segundo a lei, a resposta seria 36 meses mesmo, que é o que acontece na prática.

      segundo o STJ o estágio probatório tem a duração necessária para atingir a estabilidade, que após a emenda constitucional nº 19, passou a levar 3 anos.

      Isso acontece por que um dos critério mais importantes para a interpretação normativa infra-constitucional é interpretação conforme a constituição, e quando o texto de uma lei difere do texoto constitucional, prevalece este. Sendo assim o CF alterou o prazo para a estabilidade, e o STJ então decidiu que o estágio probatório por ser requisito para a aquisição da estabilidade deve ter o mesmo prazo que é preciso para adquirí-la.

      Você, meu amigo, caiu na pegadinha que costumam fazer quanto ao tema, cobram segundo a lei 8112 e colocam 24 meses.

      Mas é assim que ficamos cascudo, exercitado. Espero ter ajudado.

      Parabéns pela iniciativa em dirimir a dúvida!!!

    • Japa comentou em :

      Obrigadão mesmo aos amigos Michel e Esdras,
      e ao professor Robson Fachini,

      Fazer simulados e provas antigas é bom por isso. Eu errei 2 por conta do “comando de questão”. Mas é bom pra ficar esperto, pois melhor errar agora do que na prova.
      valeu pessoal!

    • Evandro Guedes - Equipe Alfa Concursos comentou em :

      Japa, o que vale é a decisão do STJ, pois ela tornou o artigo 20 da lei 8.112/90 sem eficácia, vale 3 anos, antes a Ministra Laurita Vaz decidiu que era 24 meses ai embolou tudo, mas a nova decisão resolveu!!!

      Hoje vale 3 anos (36 meses) em qualquer caso!!!!

      Fé, força e rumo à aprovação!!!

    • Esdras comentou em :

      Opa blz!
      Então qualquer loucura dos examinadores, recurso neles!

    • Japa comentou em :

      É por isso que ei estava com muita dúvida. Nas aulas de direito adm. de Evandro ele falou que o art.20 da lei 8112/90 esta sem efeito, e o que contava era 3 anos pra todos os casos. vou colocar fazer upload e vou colocar o link na ultima postagem “O SUCESSO É PROPORCIONAL AO TAMANHO DO SEU SONHO…” valeu mesmo, foi bom tirar essa dúvida.

  3. Cachinski comentou em :

    Fim de ano! Alfa é claro!
    bye bye 2011

  4. Alisson comentou em :

    Estudar, tão fácil – tão difícil

    • Ivanir comentou em :

      não tenha duvidas de que estudar não é fácil. Mas só que estuda colhe os resultados.

      E só quem estuda consegue bolar coisas tipo essa rsrsrs.

      Pedido de dispensa do Serviço Militar

      Tentem acompanhar o raciocínio!
      Eis o pedido:
      Prezado Oficial Militar,
      Venho por intermédio desta pedir a minha dispensa do serviço militar. A razão para isto é bastante complexa e tentarei explicar em detalhes.
      Meu pai e eu moramos juntos e possuímos um rádio e uma televisão. Meu pai é viúvo e eu solteiro. No andar de baixo, moram uma viúva e sua filha, ambas muito bonitas e sem rádio e nem televisão..
      O rádio e a televisão fizeram com que nossas famílias ficassem mais próximas.
      Eu me apaixonei pela viúva e casei com ela.
      Meu pai se apaixonou pela filha e também se casou com esta.
      Neste momento, começou a confusão.
      A filha da minha esposa, a qual casou com o meu pai, é agora a minha madrasta.
      Ao mesmo tempo, porque eu casei com a mãe, a filha dela também é minha filha (enteada).
      Além disso, meu pai se tornou o genro da minha esposa, que por sua vez é sua sogra.
      A minha esposa ganhou recentemente um filho, que é irmão da minha madrasta.
      Portanto, a minha madrasta também é a avó do meu filho, além de ser seu irmão.
      A jovem esposa do meu pai é minha mãe (madrasta), e o seu filho ficou sendo o meu irmão.
      Meu filho é então o tio do meu neto, porque o meu filho é irmão de minha filha (enteada).
      Eu sou, como marido de sua avó, seu avô. Portanto sou o avô de meu irmão.
      Mas como o avô do meu irmão também é o meu avô, conclui-se que eu sou o avô de mim mesmo!!! Portanto, Senhor Oficial, eu peço dispensa do serviço militar baseado no fato de que a lei não permite que avô, pai e filho sirvam ao mesmo tempo.
      Se o Senhor tiver qualquer dúvida releia o texto várias vezes (ou tente desenhar um gráfico) para constatar que o meu argumento realmente verdadeiro e correto.
      Ass. Avô, pai e filho.
      Conclusão: O Rapaz foi dispensado – fato verídico. Será?

    • Ivanir comentou em :

      Pensa em um cara de raciocínio.

    • Michel comentou em :

      auhsuahsuhauhs… Chegou uma hora em que embolou o meio de campo e não entendi é mais nada… uahsuahushauhs

  5. Michel comentou em :

    Evandro, a equipe Alfa entrará em férias? Quando vocês voltam? As postagens continuarão em ritmo normal nesse final de ano?

    • Ivanir comentou em :

      A nossa dedicação com voces não tira férias. Não precisa se preocupar estaremos sempre aqui

  6. Fernando Albertti comentou em :

    Escolher o caminho o qual irá trilhar é o primeiro passo ( e um dos mais importantes) porque é preciso estudar com foco em algum concurso ( é claro que se deve fazer todos os concursos, mais sem desfocar). Quando fui para o Alfa eu visava o Banco do Brasil ( não conhecia os bons concursos federais, rsrs), conforme fui conhecendo os concursos, mudei o meu foco: VOU PASSAR para o TRE e para Agente Penitenciário Federal. xD Fé em Deus!!!

  7. rayane comentou em :

    Quem consegue pensar em novela quando o concurso ja esta ai batendo na porta, fala serio!!!! Quem quer muito passar, pouco se importa com as horas , se importa com o conteudo q tem pra estudar!!!
    E fica ate quando o corpo aguentar.

    se liga !!!

    • Michel comentou em :

      É isso aí.

  8. ANDREIA VALERIA NUNES comentou em :

    oi galera , oi Evandro minhas apostilas chegaram , adorei obrigado

    • Evandro Guedes comentou em :

      Oi Andréia, que felicidade!!!! Estamos aqui juntos para ajudar vocês que querem muito, muito, mas MUITO mesmo passar em um bom concurso!!!

      Fé, força e rumo à aprovação!

  9. Robson Fachini comentou em :

    Bom dia amigos!!!
    Não tenho nada com a rixa entre o Evandro e o Daniel, mas vou ser obrigado a concordar com o Evandro, eu sou a prova que quando o tempo de estudo é todo aquele que se tem disponível, dá pra tirar leite de pedra.
    Qual é o tempo para se preparar para um concurso?
    Resposta: Depende: se vc estuda 4 horas por dia, em um mês, vc terá estudado 120 horas, se vc estuda 10 horas por dia, em um mês terá estudado 300 horas, é mais que o dobro, então com certeza o seu aproveitamento também será mais que o dobro, e inclua no seu estudo resolução de provas, pois é assim que vc simulará a batalha do concurso público.

    E lembre-se, Deus está com vc na hora da prova, bem como em todo momento, mas você tem que fazer a sua parte por que nada vai cair do céu!

    • Michel comentou em :

      Eu acredito que essa discussão sobre a quantidade de horas estudadas por dia é infrutífera. De nada adianta estudar 12 horas por dia se o estudo não rende. É tempo perdido. Mais valem 3 horas estudando focado do que 10 horas estudando com o pensamento na novela ou no jogo de futebol. Tanto a quantidade como também a qualidade são importantes.

    • Robson Fachini comentou em :

      pra mim estudo só é válido se a cabeça tá legal e rende, algumas pessoas por não trabalhar bem a concentração e se entregar ao déficit de atenção, ou até mesmo pela falta de tempo não consegue ter qualidade estudando por muito tempo, mas se isso for trabalhado, os resultados serão espetaculares.

      Mas respeito a sua opinião amigo, o importante é estudar, melhor pouco do que nada, mas o resultado também virá mais lentamente.

      Um abraço!!!

    • Japa comentou em :

      É isso aí Fachini. Quanto maior o esforço, mais rápido virá o sucesso. Mais o importante é não desistir.

      “*O covarde nunca começa, o **fracassado nunca termina e o ***vencedor nunca desiste”.

      *Covarde=quem te critica e não faz concurso por que ñ tem coragem!
      **Fracassado=quem começa a estudar e desiste!
      ***Vencedor=Nós que iremos passar!

    • Robson Fachini comentou em :

      falou tudo amigo, o mundo moderno aliena demais as pessoas e oferece várias opções bem mais atraentes para ocupar o tempo, mas a grande maioria dessas opções em nada agregam a vida da pessoa, servindo somente como meio para que não entremos em discussões políticas, ou evitando com que busquemos nossa evolução intelectual.
      Nós fazemos a diferença, por que somos diferentes, nós nos esforçamos enquanto a maioria se diverte!!!

      Fé e força amigos!!!

    • Ivanir comentou em :

      Não se preocupe aquele que te critica é o mesmo que vai lhe pedir empréstimo depois. rsrsrs

    • Michel comentou em :

      O que citei é fato verídico. Conheço muitas pessoas que não conseguem sentar pra estudar nem por meia hora. Parece que tem tachinha na cadeira.

      Eu, pelo contrário, estou habituado a estudar. Passo pelo menos 5 horas por dia nessa tarefa. Como o Robson falou, é uma questão de treino. Com o tempo a gente se acostuma. Mas o que não se pode fazer é se deixar levar pela TV, pela Internet e pelas conversinhas paralelas, senão a pessoa acaba perdendo o foco.

      Fé e força!

  10. Margarete Mineirinha Uai.... comentou em :

    Olá Negããoo rsrsr……. aceita eu lá no facee…
    Abraço!

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      Fiquei curioso para saber quem é esse negão?????

      kkkkkkkkkkkkkk

    • Margarete Belo Horizonte comentou em :

      Olá Daniel , com certeza você não assistiu as aulas do Evandro Direito Administrativo , quando ele não diz ” meu filho”, ele diz “Aí Negãoo” Daí Amigooooo. É fino d ++ eu racho os bico rsrsrsr.

  11. Japa (José Luiz) comentou em :

    Queria eu ter o apoio do alfa antes. Já estaria aprovado se estivesse focado somente em 1 área.
    Eu gostaria muito de seguir estes passos Evandro, mas não tenho escolha, estou estudando muito pois é questão de necessidade. O primeiro que passar eu vou. Porém, após o estágio probatório, aí sim vou fazer pro que quero. Estou sequindo minhas prioridades.
    #FÉ E FORÇA

    • Evandro Guedes comentou em :

      Meu brother, estamos aqui somente para isso mesmo, dar apoio e isso vamos fazer até o fim!!!

      Queremos somente que você não desanime jamais!!!

      Fé, força e rumo à aprovação!

  12. RENATO comentou em :

    BOA NOITE PROFESSOR EVANDRO!!! SOU DO CEARÁ, CONHECI O ALFA ESSA SEMANA E ESTOU MARAVILHADO, SIMPLESMENTE O MELHOR CURSO MESMO. PRETENDO COMPRAR OS CURSOS ONLINE PARA O INSS, MAS GOSTARIA DE SABER SE VAI MUDAR MUITO QUANDO SAIR O EDITAL, SE VAI TER NOVOS MODULOS, ETC. OUTRA COISA, GOSTARIA DE SABER SE VC TEM ALGUMA DICA PARA TIRAR ESSE SONO DA MADRUGADA, PRA FICARMOS MAIS ALERTAS E LIGADOS NOS ESUDOS.

    ABRAÇO

    • Professor Evandro Guedes comentou em :

      Meu caro Renato, bom dia! O que for diferente quando sair o edital será atualizado e disponibilizado, contudo, o certo é que não podemos esperar o edital sair para começar a estudar, isso é fato!

      Para ficar étem um remédio infalível: VONTADE DE VENCER NA VIDA!!!

      Fique conosco todos os dias que as doses são gigantescas!!!!

      Fé, força e rumo à aprovação!

  13. Danielle comentou em :

    “Ai Gentiiiiii, mas sem sacrifícios excessivos, pois sem saúde física e mental é impossível absorver qualquer conhecimento ( fresco! – risos -).”

    Essa rixa de vcs tá ficando séria, hein!!
    kakakakaka

    Meu foco agora é INSS, ou seja, que venha a FCC !!!

    Fé, força e rumo à aprovação!!

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      É isso mesmo Danielle!!!! Com frescura ou com loucura (do Evandro, é claro) o importante é ter foco!!!!

      Foco na FCC… foco no INSS!!!

      Vamos que vamos rumo à aprovação!!!

      Prof. Daniel Sena

  14. Michel comentou em :

    Faltou mencionar Matemática e Informática. São outras duas matérias que, com toda certeza, caem em qualquer edital.

    Evandro, você tem Facebook?

    • Inacio Neto comentou em :

      Cara, saber o tipo de concurso que quer muita das vezes não é uma tarefa facil….

      mais existem aquelas as quais você se indentifica mais, estou no caminho certo…Técnico INSS….

      Deus é pai….. vou fazer o meu melhor…
      e desejo o mesmo para todos da Familia Alfa…

      é nois…..!!!

    • Michel comentou em :

      Tá add.