DICAS do Professor Pablo Jamilk – Como fazer para entender o Português no concurso público?

Concursando, FORÇA!

Meus queridos guerreiros concursandos, aqui é o professor Pablo Jamilk em uma postagem dedicada a quem pensa que os meus conteúdos – Português – Redação e Redação de Correspondências Oficiais – são algo complexo ou de difícil entendimento. Vou desmentir isso e vou provar que tudo pode ser mais fácil do que parece.

Inicialmente, é possível retomar aquela sentença antiga, mas não menos verdadeira, que explica: há uma tendência natural a não aprender algo de que não se gosta. Isso é lógico! Por que será que grande parte dos concursandos não gosta de estudar a própria língua? Simples: quando a maioria dos estudantes ainda estava na escola, deve ter recebido informações sobre o Português daquela professora bem antiquada – a Tia Amélia – que usava saia verde com tecido de cortina velha. Vou utilizar o registro bem coloquial da nossa língua: a aula era uma M***! Então, a única coisa que o aluno aprendia era o dia aquela pessoa monga ditando palavras “sem sentido” para embalar o sono da manhã!

Posteriormente, o concursando resolve – por sua conta e risco – procurar alguém que se diz “profissional” para instruí-lo na bendita “linguinha”. Encontra um cara com uma roupa elegante, falando de uma maneira empolada; conseguindo, assim, o impossível: deixar o concursando com mais raiva ainda do Português.

Como não bastasse a sequência anterior de erros, ele pensa que estudar sozinho – pois foi assim que seu amigo fez – pode resolver o problema. Passa dias com alguns livrinhos bem famosos no meio que nada mais fazem do que encher a cabeça do aluno de dúvidas. Resultado: Português acabou de se tornar um carma na vida do rapaz. Ele, desanimado, pensa em desistir.

É nesse instante que chega um maluco dizendo: “eita, mas isso é muito fácil! Português é uma delícia! Coisa linda de idioma!” – esse maluco, como você já deve saber, sou eu, o prof. Pablo.

Claro, sua primeira reação é não acreditar no que eu digo, pois já apanhou muito da Língua Portuguesa e, como uma mocinha assustada, não quer mais encarar o problema. Algumas semanas depois, no entanto, seguindo os conselhos, você percebe que o resultado começa a aparecer: identifica alguns elementos da Morfologia, já sabe o que é um Sujeito, entende alguma coisa sobre Regência.

Esse é o estímulo de que você precisa para engatilhar a organização do conteúdo, tomar uma boa dose de vergonha na lataria e estudar como um possuído. Vamos, então à estratégia que será infalível:

1 – Começe com a base – tente entender as classes de palavras, principalmente as preposições, conjunções e pronomes;

2 – Entenda que SINTAXE e MORFOLOGIA são coisas diferentes. Ao passo que a MORFOLOGIA é como o RG das palavras, a SINTAXE é um tipo de CARTEIRA DE TRABALHO delas, diz qual é sua função;

3 – Busque compreender a diferença entre CONOTAÇÃO e DENOTAÇÃO. Ajuda muito para a banca CESPE.

4 – Devore a ACENTUAÇÃO.

5 – Lustre bem o conteúdo de CRASE, ele é muito privilegiado nos concursos.

6 – Uma boa dose de REGÊNCIA  e CONCORDÂNCIA e já conhecerá muito do que é necessário para gabaritar uma prova de concurso!

Se você seguir esses passos, com o meu acompanhamento e o suporte da EQUIPE ALFA CONCURSOS PÚBLICOS – que jamais deixa você desanimar – o Português deixa de ser carma, desafio ou monstro, para se tornar a espada que você vai brandir na hora do combate: o concurso!

Um abraço, guerreiros concursandos, e continuem firmes!

Prof. Pablo.

28 ideias sobre “DICAS do Professor Pablo Jamilk – Como fazer para entender o Português no concurso público?

  1. Acredito que a 1ª que temos que tirar das nossas cabeças é que: Português é difícil, isso não vai ajudar a torna-lo mais fácil, mas em compensação o desbloqueio e o pavor em relação a matéria se reduzirá de uma maneira considerável. Bom pra mim tem dado certo ou começado hehehehehe, boa noite a todos.

  2. Posso dizer que antes de estudar com o Pablo, meu aproveitamento em português era menos de 20%.
    Na último simulado que fiz, de 30 questões errei apenas 1

  3. Pablo é o melhor professor de Português do Brasil. Aposto confio 100% no trabalho dele, e parabenizo-o por ensinar e acreditar em cada concurseiro guerreiro do Alfa.
    É isso aí Mestre Pablo.
    “Força Guerreiro”

  4. Caracaaa!!!
    Eu amo português, no meu primeiro concurso de 26 questões errei 25 (risos), domingo no simulado de 30 errei 05, olha que maravilha.
    Mas isso aconteceu te tando escutar o Pablo falar português é fácil é só estudarrr….

    Nada que o estudo não resolva, ainda quero acertar 30 de 30 para ficar bom mesmo.

    valeu…
    #TODOMUNDONAMADRUGADA

Os comentários estão fechados.