AVALIAÇÃO TRE VS TSE

E agora? TRE versus TSE

Meus caros alunos, saiu hoje o Edital do TSE e observando que o edital do TRE/PR também esta aberto fizemos uma analise, pois os dois editais para o cargo de técnico administrativo encontram-se bem parecidos.

 Diferenças:

Raciocínio Lógico (não consta no Edital do TRE/PR,mas é matéria básica para outros concursos, como o INSS e a PF/PRF)

  • Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
  • Noções de Administração Financeira e Orçamentária;
  • Noções de Gestão de Pessoas;
  • Noções de Administração de Recursos Materiais;
  • Noções de Administração Pública.

 

Essas são as matérias bisonhas que costumam vir nos editais. Não se preocupem são matérias simples e de fácil entendimento, algumas aulas e prova garantida.

 

Matérias equivalentes:

  • Língua Portuguesa: cuidado o edital do TSE é mais amplo que o edital do TRE/PR.
  • Noções de informática: aqui o edital do TRE/PR vem um pouco mais amplo que o do TSE.
  • Noções de Arquivologia: Editais iguaizinhos.
  • Noções de Direito Eleitoral: edital do TSE é mais amplo, já que as diferenças são referente ao órgão para que se prestará o concurso, ou seja, a diferença de atribuições do TRE/PR para o TSE.
  • Noções de Direito Constitucional: o edital do TSE é mais amplo que o edital do TRE/PR, mas o conteúdo veio muito parecido com o cobrado para o INSS e PF/PRF.
  • Direito Administrativo: Edital do TSE um pouco mais amplo, mas conteúdo simples e básico quando tratando dessa disciplina. OBS: aqui o nosso Diretor resolve seus problemas. Não é mesmo professor Evandro Guedes?

Assim meus caros alunos, como vocês puderam observar, o edital do TSE só veio para somar, contribuir com a nossa preparação, já que podemos fazer os dois concursos sem preocupação.

 Fé, força e rumo à aprovação!!

Venha fazer parte você também da Equipe Alfa Concursos porque aqui não vendemos cursos e sim realizamos sonhos! Assim, o nosso maior orgulho e honra e ter você fazendo parte da nossa FAMÍLIA!!

 EDITAIS

TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA – TSE

 CONHECIMENTOS GERAIS

 LÍNGUA PORTUGUESA :Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA :Sistema operacional Windows XP e Windows 7. Microsoft Office: Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Microsoft Outlook 2007. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio Eletrônico. Internet Explorer 8. Conceitos básicos de segurança da informação.

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA: Conceitos fundamentais de arquivologia. Organização de Arquivos; Teoria das Três idades; Classificações em arquivos. Classificações dos arquivos. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: diagnósticos; arquivos correntes, intermediários; protocolos; avaliação de documentos; arquivos permanentes; Diplomática. Tipologias documentais e suportes físicos: microfilmagem; automação; preservação, conservação e restauração de documentos. Documentos eletrônicos (digitais): conceitos e definições.

RACIOCÍNIO LÓGICO: Problemas com sistemas de medidas: medidas de tempo; sistema decimal de medidas; sistema monetário brasileiro. Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos e, ou, não, implica; tradução de proposições da linguagem natural para a forma simbólica; fórmulas e suas tabelas-verdade; equivalências lógicas; Leis de De Morgan; argumentos válidos e sofismas; contradições.

NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL: Princípios constitucionais relativos aos direitos políticos (nacionalidade, elegibilidade e partidos políticos) de que trata o Capítulo IV do Título I da Constituição em seus arts. 14 a 18. Código Eleitoral (Lei n.o 4.737, de 1965, e respectivas atualizações, inclusive Lei n.º 9.504, de 1997). Dos órgãos da Justiça Eleitoral. Dos Tribunais Regionais Eleitorais. Dos juízes eleitorais. Das juntas eleitorais: composição e atribuições. Resolução TSE n.º 21.538, de 14 de outubro de 2003, publicada no Diário da Justiça, de 3 de novembro de 2003.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. Dos princípios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos individuais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade e dos direitos políticos. Da organização do Estado: da organização político-administrativa, da União, dos Estados Federados, dos Municípios, do Distrito Federal, dos Territórios. Da Administração Pública: disposições gerais e dos servidores públicos. Da organização dos Poderes: do Poder Legislativo: do Congresso Nacional, das atribuições do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos deputados e dos senadores e do processo legislativo; do Poder Executivo: do Presidente e do Vice-Presidente da República, das atribuições do Presidente da República e da Responsabilidade do Presidente da República; do Poder Judiciário: disposições gerais, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais e Juízes Eleitorais.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. Orçamento público. Orçamento público no Brasil. O ciclo orçamentário. Orçamento-programa. Planejamento no orçamento-programa. Orçamento na Constituição da República. Conceituação e classificação de receita pública. Classificação orçamentária de receita pública por categoria econômica no Brasil. Classificação de gastos públicos. Tipos de créditos orçamentários. Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. Competência interpessoal. Gerenciamento de conflitos. Clima e cultura organizacional Recrutamento e Seleção: técnicas e processo decisório. Avaliação de Desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. Gestão por competências.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS. Funções e objetivos da administração de materiais; classificação e especificação de materiais; compras; registros; cadastro de fornecedores; acompanhamento de pedidos. V NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Princípios básicos da Administração. Atos administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies, revogação, anulação e invalidação. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. Improbidade administrativa (Lei nº 8.429/1992). Licitação: conceito, finalidades, dispensa, inexigibilidade e modalidades. Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e espécies. Processo administrativo na Administração Pública Federal (Lei nº 9.784/1999). Responsabilidade civil da Administração.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Princípios. Descentralização e desconcentração. Administração Direta e Indireta; Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. Excelência nos serviços públicos. Gestão da Qualidade. Gestão de resultados na produção de serviços públicos. O paradigma do cliente na gestão pública.

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS. Lei nº 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União) e alterações: Das disposições preliminares; Do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remuneração; das vantagens; das férias; das licenças; dos afastamentos; das concessões; do tempo de serviço; do direito de petição. Do regime disciplinar: dos deveres e proibições; da acumulação; das responsabilidades; das penalidades; do processo administrativo disciplinar.

TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA – TRE/PR

 CONHECIMENTOS GERAIS

Português: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.

 Noções de Informática: Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office e BR Office. Sistemas operacionais: Windows XP. Software e hardware. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. Internet Explorer. Correio eletrônico (webmail). Cópias de segurança (backup). Conceito, organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Noções básicas de armazenamento de dados.

 Noções de Arquivologia: Conceitos fundamentais de Arquivologia. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: diagnósticos; arquivos correntes e intermediário; protocolos; avaliação de documentos; arquivos permanentes. Tipologias documentais e suportes físicos: microfilmagem; automação; preservação, conservação e restauração de documentos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Direito Constitucional: Princípios fundamentais. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direitos políticos. Poder Judiciário: disposições gerais; Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais e Juízes Eleitorais.

Noções de Direito Eleitoral: Código Eleitoral (Lei n° 4.737/65): Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral: Tribunal Superior Eleitoral. Tribunais Regionais Eleitorais. Juízes Eleitorais.

 Noções de Direito Administrativo: Atividade administrativa: conceito; natureza e fins; princípios básicos; poderes e deveres do administrador público; o uso e o abuso de poder. Atos Administrativos: conceito; requisitos; atributos. Licitação: princípios, dispensa e inexigibilidade; modalidades. Lei n° 8.429/92 (Lei de improbidade administrativa).

Noções das Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União: Lei n° 8.112/90 (e alterações posteriores): provimento e vacância; regime disciplinar. Processo Administrativo Disciplinar (Lei n° 9.784/99).

 Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

 Rumo à aprovação!

 



10 comentários sobre:
AVALIAÇÃO TRE VS TSE

  1. Mariana comentou em :

    Adorei. Mais motivada para estudar, agora :) Obrigada, professoras. Isso é o ALFA :D

  2. Rosecler Santana comentou em :

    Parabéns,Thais você é uma ótima professora e assim como todos da equipe alfa esta de parabéns.beijos e rumo a vitoria

  3. japa comentou em :

    Thais, tem alguma ideia de quando estas materias “bisonhas”estarão disponíveis, pois o concurso do TRE que vou prestar (PE), é igual o do PR, e eu queria muito as aulas, nakano falou que iria estar em breve, mas eu estou esperando e so falta um pouco mais de 3 semana pro concurso do TRE PE!!!

    • Thais Vieira comentou em :

      Olà japa tudo bem? estamos fazendo o possivel para que essa materias sejam disponibilizadas o mais rapido possivel
      :D

      Eu não posso lhe dizer bem ao certo quando, mas em breve estara disponivel sim no Alfa Online é só ficar no aguardo

      Fé, força e vamos juntos rumo à aprovação!!

  4. tatiana guedes comentou em :

    Obrigada pela ajuda Thaís, estamos juntos nessa…. sua ratinha de laboratório, rsrs….beijos

    • Thais Vieira comentou em :

      Sou uma monstrinha em treinamento :D

      Deus é Pai! veremos em 2012 uma “chuva” de aprovações!!

  5. Emanuel Sandri comentou em :

    Obrigado pelo esclarecimento Thais!
    Essas materias bisonhas não vão derrubar ninguem do alfa asuhasuahsu

    • Thais Vieira comentou em :

      Com certeza essa materias bisonhas não vão derrubar nenhum aulo ALFA!!!

  6. Fermino comentou em :

    Valeu Thais!!
    Parabéns pelo trabalho, confiamos muito em você. Abraço.

  7. Ana Lídia Maia comentou em :

    Essa monstrinha é foda mesmo!!!
    Vamos lá Thaís confiamos completamente em vc.
    um grande abraço.