AVALIAÇÃO DO CONCURSO DO TRE/PR Versus TSE ! EDITAL ABERTO

 

Meus caros alunos e leitores, é com imenso prazer que hoje posto aqui as avaliações dos concursos do TRE/PR e TSE. Contudo, as avaliações não são minhas e sim das minhas duas monstrinhas do Alfa Concursos.

São duas pessoas que irão de fé e fato contribuir para à aprovação de vocês, são pessoas que eu confio e que dou minha vida em aposta a qualidade delas. Sei disso porque são treinadas por mim e avaliadas diariamente por mim e acreditem, isso não é nada fácil!!! Diante disso, segue as avaliações de Thais Vieira e Fernanda Heiss, professoras do Alfa Concursos Públicos, Alfa online e autoras de materiais didáticos da apostila afa concursos!

AVALIAÇÃO EDITAL TSE

Aos amigos que estão se preparando para o Concurso do INSS este Edital do TSE vem com cerca de 80% do proposto no último Edital do INSS. Altera-se pouca coisa, sendo assim uma excelente oportunidade para encarar esta prova de RLM.

Edital do concurso de Técnico do TSE (RLM só para o curso de Técnico) Problemas com sistemas de medidas: medidas de tempo; sistema decimal de medidas; sistema monetário brasileiro. Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio matemático, raciocínio  sequencial, orientação espacial e  temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos  e, ou, não, implica; tradução de proposições da linguagem natural para a forma simbólica; fórmulas e suas tabelas-verdade; equivalências lógicas; Leis de De Morgan; argumentos válidos e sofismas; contradições.

 

Na análise do edital, pode-se ter um primeiro “desespero” pois o candidato não compreende o conteúdo, ou o que vai cair. Vindo assim, inúmeros questionamentos.

Porém, não é um “bixo de 7 cabeças”, é um edital tranquilo. Atente-se que a banca questionará se o candidato compreende as estruturas lógicas de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios. Isto é, a relação formada pela presença das proposições ou sentenças lógicas (que estudamos com afinco para o INSS); Ex: Patrícia é inteligente e Eduardo gosta de vaijar. Ora, Ana é inteligente, Logo as mulheres são inteligentes. Conclusões que induzem respostas absurdas.

 

Note que a banca estará solicitando do candidato o conhecimento arbitrário, não devendo o candidato levar conhecimento Comum e sim,a Lógica propriamente dita, evitando os erros. Portanto, pouco importa se as proposições são Verdadeiras ou Falsas, neste conteúdo o que vale é a construção:

 

I. Todo animal é verde.

 

II. Todo verde é rio.

 

III.Logo Todo animal é rio.

 

Observe que tem-se um argumento válido, formado por três proposições, englobando os quantificadores lógicos (Todo, Algum e Nenhum), onde terão I e II premissas e III a conclusão. Mesmo sendo falsas as premissas, a conclusão é comprovadamente consequência lógica das premissas, constituindo-se em um argumento válido.

Podendo esta arbitrariedade relacionar-se a pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios.

Pode-se também cobrar na prova, através das relações fornecidas, a dedução de novas informações utilizando da Dedução Lógica para resolver as questões.

As questões das provas poderão tratar das seguintes áreas:

 

1. Estruturas Lógicas.

 

2. Lógica de Argumentação.

 

3. Diagramas Lógicos.

 

4. Sistemas de Medidas.

 

Como Lógica propriamente dita, entendo o conhecimento dos três primeiros. Normalmente tem caído em prova, no caso da Consulplan, ela sempre tem uma ou duas perguntas, relacionando em temas.

Para os alunos que se preparam para o concurso de Técnico do INSS, o que acrescenta é a parte de Sistemas de medidas. Dessa forma, julgo ser importante a resolução de questões da banca envolvendo Lógicas arbitrarias entrepessoas, objetos

Abaixo seguem algumas questões de provas da Consulplan:

 (Consulplan – 2011) Murilo tinha 4 contas pendentes para pagar: telefone; luz água e internet. Considere que :

• a conta de telefone não estava mais cara que a conta de luz, e a conta de água não era a mais barata.

• nem a conta de luz era a mais cara, nem a conta de telefone era a mais barata.

• apenas uma conta era mais cara que a de luz.

Se ele pagou somente as contas mais baratas, então ficaram sem pagar as contas de

 

A) luz e água.               D) internet e luz.

 

B) água e telefone.       E) telefone e internet.

 

C) telefone e luz.

 

Basta retirar as informações do Problema:

 

CT: conta de telefone;

 

CL: conta de luz;

 

CA: conta de água;

 

CI: conta de internet.

 

• a conta de telefone não estava mais cara que a conta de luz, e a conta de água não era a mais barata.

 

à Atente-se CT é mais barata que CL;

 

à CA não é mais barata;

 

 • nem a conta de luz era a mais cara, nem a conta de telefone era a mais barata. 

 

CT não é mais barata; Cl nãopode ser.

 

Já conclui-se que a mais barata é a CI (internet) .

 

 • apenas uma conta era mais cara que a de luz.

 

Um mais cara CL logo, a mais cara é a CA.

 

Ordem de custo (conta barata para mais cara);

 

1) CI;   2) CT; 3) CL; 4) CA

 

Logo, as mais caras não foram pagas ( CA e CL)

 

Resposta A.

 

(Consulplan – 2011) Na rua das Acácias todas as casas amarelas  com janela de vidro têm interfone. Sabe-se que nem todas as casas amarelas têm interfone. Das casas dessa rua, pode-se concluir que:

 

A) algumas não são amarelas e têm janela de vidro.

 

B) pelo menos uma não é amarela e tem interfone e janela de vidro.

 

C) pelo menos uma é amarela e não tem janela de vidro.

 

D) nenhuma tem interfone.

 

E) algumas não são amarelas e têm interfone.

 

 Tem-se que todas as janelas de vidro que têm interfone, e que nem todas as casas amarelas têm interfone. Assim pelo menos uma casa amarelan nào tem janela de vidro, pois caso contrário, a mesma teria interfone.

 

Resposta: C

 

 (Consulplan 2011) Sobre a mesa de trabalho de Verônica encontram-se 3 porta-retratos, sendo um com a fotografia de seu filho, outro com a fotografia de sua filha e outro com a fotografia de Verônica e seu esposo. Considere que os porta-retratos são de materiais diferentes: plástico, vidro e acrílico, sendo esses dois últimos os maiores, e ainda que

 

• ou a foto da filha está no porta-retrato de plástico, ou a foto do casal está no porta-retrato de acrílico.

 

• a foto da filha não está no menor porta-retrato.

 

As fotos que se encontram nos porta-retratos de vidro, acrílico e plástico são, respectivamente

 

A) filho, casal, filha.     D) casal, filha, filho.

 

B) casal, filho, filha.     E) filha, filho, casal.

 

C) filha, casal, filho.

 

Três fotografias: Filho, Filha e Casal;

 

Três materiais distintos: plástico; vidro e acrílico (maiores);

 

Utiliza-se proposições:

 

• a foto da filha não está no menor porta-retrato. 

 

Tem-se que o menor porta-retrato é o de plástico, portanto a foto da filha NÀO está no de plástico.

 

 • ou a foto da filha está no porta-retrato de plástico (F), ou a foto do casal está no porta-retrato de acrílico (V)

 

Quando tem-se a Disjunção Exclusiva (ou..ou) será Verdadeira se elas forem distintas (VF=V; FV=V);

 

As conclusões:

 

1)     A fotografia da filha = não pode plástico = vidro;

 

2)     Casal = Acrílico;

 

3)     Filho = plástico.

 

Resposta= C

 

             

 

15) Numa determinada escola de idiomas, todos os alunos estudam alemão ou italiano. Sabe-se que aqueles que estudam inglês estudam espanhol e os que estudam alemão não estudam nem inglês nem espanhol, conforme indicado no diagrama a seguir.

 

 

Pode-se concluir que:

 

A) Todos os alunos que estudam espanhol estudam inglês.

 

B) Todos os alunos que estudam italiano estudam inglês.

 

C) Alguns alunos que estudam espanhol não estudam italiano.

 

D) Alguns alunos que estudam italiano não estudam inglês.

 

E) Alguns alunos que estudam alemão estudam italiano.

 

Questão tranquila, basta observar o desenho e pode-se concluir que alguns alunos que estudam italiano, não estudam Inglês.

 

 

 



10 comentários sobre:
AVALIAÇÃO DO CONCURSO DO TRE/PR Versus TSE ! EDITAL ABERTO

  1. Julio Cesar Gilio comentou em :

    Bora fazer o TSE então hahaha….
    Sou monitor do alfa também e acredito muito na Fernanda e na Thais duas ótimas profissionais, sempre preocupadas com os alunos e tbem com o aprendizado do mesmo.Elas tornam a vida do concursando ainda mais fácil por estarem estudando com afinco para os concursos e estarem no meio desse “mundo” , tornando a vida de NÓS concursandos um pouco mais curta.
    É com imenso prazer que assisto às aulas delas.
    Bora estudar galeraaaaa!!!!Rumo à aprovação!!!

  2. japa comentou em :

    É Parece que agora RLM está ficando mais fácil fernanda…
    Vou usá-lo com tudo no INSS.

  3. tatiana guedes comentou em :

    RLM agora é melzinho na chupeta, graças a Fer…. Obrigada pela ajuda, valeu mesmo…. beijinhos

    • Fernanda Heiss comentou em :

      “É impossível alguém lhe ensinar a lógica, pois ela já está em você, o máximo que se pode fazer é torná-la consciente… O que faço é apenas “despertar” o Raciocínio Lógico!!!
      Parabéns pra Vc que busca encarar as questões e RESOLVÊ-LAS!! e praticando sim que o RLM fica melzinho na chupeta.. e cada vez mais docinho.. =D

  4. Emanuel Sandri comentou em :

    Com toda a certeza que com a Fer qualquer um aprende RLM
    Fé Concursandos que nossa hora chega!

    • Fernanda Heiss comentou em :

      Com certeza Chega Emanuel.. e 2012 vamos decolar!!! Já dizia nossa Pai Guedes, estejam preparados que assim que iniciar será um concurso atrás do outro.. e está ai.. novamente acertando nas previsões!!! Vamos que vamos.. estudar até “sair sangue dos olhos” .. =D

  5. Fermino comentou em :

    AAeee!!! Vamo que vamo fazer TSE…
    Sou monitor do Alfa concursos e garanto pra vocês, a professora e minha amiga Fernanda é “foda”, com ela o RLM ficou muito mais fácil…
    Abração Fer!!!
    Tenha fé.

    • Fernanda Heiss comentou em :

      Oláa Vocêee… Toda sua dedicação e esforço serão recompensados.. Eu apenas “facilito” seu aprendizado.. Se Vc não se dedicar e buscar encarar as questões.. de nada adiantará meu esforço em te ensinar!!! Vc vai longe menino… Força e Fé!! =D

  6. Ana Lídia Maia comentou em :

    Realmente
    a professora Feranda é a melhor professora de RLM que eu ja tive o prazer de conhecer.
    Com ela finalmente consegui entender a base de RLM.
    Muito obrigada Fer.

    • Fernanda Heiss comentou em :

      A grandeza de um Professor é ver que seu aluno entende e aprende a gostar do conteúdo que vc ensina… Não tem prazer maior.. Amo ajudá-los.. Amo participar desta Equipe MARAVILHOSA.. LOUCOS PELA SUA APROVAÇÃO!!!