SÉRIE: O ALFA CONCURSOS ENSINA VOCE A ESTUDAR!

Meus caros leitores e alunos, continuando a série de postagens montamos para você – que vai fazer o concurso do INSS – um planejamento de estudo para que essa reta final posso ser realmente decisiva em sua vida, por esse motivo, aproveitem!

CAPÍTULO II

O PLANEJAMENTO DE ESTUDO

Meu povo, o pior defeito de quem esta estudando para concursos é a falta de planejamento e é exatamente aqui que a equipe Alfa Concursos faz toda a diferença, pois organizamos seu estudo de uma forma pratica, retirando assim, os erros diários e os vícios que mais atrapalham o aluno no seu dia a dia de preparação.

Pensando nisso, elaboramos regras que se forem seguidas encurtarão e maximizarão a sua preparação, vamos as regras fundamentais:

 PRIMEIRA REGRA

(O LOCAL ADEQUADO DE ESTUDO)

Essa regra parece óbvia, mas você que esta lendo deve estar se perguntando: Porque não pensei nisso antes! Assim, o local adequado de estudo é aquele lugar classificado como “cantinho do pensamento” e deve ser um lugar só seu. O essencial é não ter barulho e ter uma boa iluminação.

Tente arrumar uma cadeira confortável e um suporte para os pés, aqui, a ordem é se sentir bem e conseguir render nos estudos. Dessa forma, não precisamos de luxo, mas precisamos do básico para que a preparação renda, pois ficar sentado por 04, 06, 08, 12 horas diárias não é fácil.

Contudo, você também pode – em certos casos -, improvisar. Por exemplo: Em meados de dezembro, janeiro e fevereiro a temperatura em nosso brasilzão chega aos 45 graus dependendo da região e você meu filho, que ainda não passou no concurso e não tem dinheiro para comprar um ar-condicionado, vai ter que improvisar, ou morrerá assado!

Assim, a saída é ir a uma faculdade qualquer e literalmente invadir a biblioteca, vá para lá e fique durante o dia todo, leve um lanche e uma fruta e estude no geladinho sem pagar nada! Aqui também vale bibliotecas municipais, shopping, enfim, onde a sua imaginação e a sua determinação levarem você, pois no final o que vale é conseguir estudar!

  SEGUNDA REGRA

TER REGULARIDADE NOS ESTUDOS

Essa regra eu sempre lembro aos alunos do presencial, pois é melhor estudarmos por 4 horas diárias durante dois anos do que estudar 10 horas por dia durante dois meses e depois pararmos. O importante e termos regularidade nos estudos, para isso é que serve as planilhas de estudo. Nelas conseguimos determinar quantas matérias estudaremos no mês e conseguimos visualizar nosso progresso.

Para você que esta lendo e trabalha o dia todo o planejamento pode ser fracionado, permitindo que você estude pela manha, na hora do almoço e a noite e para quem tem a disposição o dia todo para estudar, as tabelas são essenciais, para evitar que o dia se torne literalmente em uma bagunça.

Dessa forma, a regularidade deve andar de mãos dadas com a sua organização nos estudos. Costumo dizer a meus alunos que para passar em um bom concurso público a média de estudo varia de 8 meses a 2 anos, estudando 4 horas por dia e fazendo um bom cursinho preparatório. Aqui vale a velha regra do Evandro: “Quem se esforça mais hoje, alcançara um lugar melhor e mais rápido no serviço público, pois é o trabalho duro de hoje que dirá o seu sucesso amanhã!”

TERCEIRA REGRA

OS MATERIAIS CERTOS

De nada adianta ter um bom lugar para estudar e ter regularidade se você não possui materiais voltados para seu concurso! Meu povo, muitos livros e apostilas são pura enganação, aqui vou relatar um episódio real que aconteceu comigo na prova de escrivão da Polícia Federal de 2009.

Em 2009 eu resolvi fazer a prova de escrivão da Polícia Federal, até para poder viajar junto com meus monstrinhos do curso presencial. Contudo, as aulas e a organização do curso estavam excessivamente pesadas. Dessa forma, fui fazer a prova com a “bagagem” que tinha de estudos, lembrando que nunca parei de estudar!

Diga bagagem, pois eu estava estudando as matérias básicas, mas deixei de fora matérias específicas como, por exemplo, arquivologia. Meus povo, quando eu estava dentro do ônibus, pronto para a viagem, pedi ao Cristian (meu amigo e chefe do setor de materiais do Alfa Concursos) que me emprestasse a apostila que ele estava lendo ( a apostila não era do Alfa Concursos, óbvio!) para que eu pudesse dar uma olhada no material de arquivologia e foi ai que me surpreendi!

Senhores, tenho a mania de antes de estudar sempre, sempre e sempre olhar no edital do concurso para ver se as matérias do material estão de acordo com o edital e foi aqui que tomei um baita susto, pasmem, de umas 80 páginas de conteúdo, somente umas 15 estavam dentro do conteúdo programático do edital. Assim, perdi permissão ao Cristian para “destruir” aquele lixo de apostila e foi o que fiz, deixei somente o que estava constando no edital e o estudo ficou simples, resultado: Li e fiz um resuminho durante a viagem e fiquei nas vagas do concurso de escrivão da polícia federal de 2009 (sem as questões de arquivologia eu nem iria aparecer na classificação).

Diante disso, lá vai mais uma regrinha do Evandro: “ Não adianta estudar a mais, a menos ou fora do edital!”

ÚLTIMA REGRA

TREINO É TREINO, JOGO É JOGO, MAS SE NÃO TREINAR, NÃO JOGA BEM!

 O refrão tem que ser levado a sério! Estudar somente em cima de conteúdo não faz ninguém passar em concursos. Dessa forma, a resolução de questões e de simulados é fundamental para sua preparação.

Faça muitos exercícios, mas cuidado com o tempo precioso que você perde baixando eles da internet. Alunos alfa Concursos são proibidos de baixar exercícios da Web, pois nosso equipe faz isso por eles e melhor, dividimos os exercícios por tópico de matérias, assim o aluno estuda a matéria e vai de pronto em cima das questões, sempre vendo onde esta sua carência.

Já os simulados não medem somente conhecimento. É neles que o concursando vai avaliar seu tempo de prova, técnica de resolução de questão e acostuma-se com um ambiente de prova. Aqui, os Alunos Alfa Concursos também saem na frente, pois a central de simulados Alfa esta sempre presente com o “circuito de simulados”, sempre voltados para a banca examinadora e sendo fidedignos no que tange a formatação e ao estilo da banca.

Contudo, os nossos leitores e alunos da Web também podem fazer simulados online, pois todos os meses estamos disponibilizando um ou mais simulados. Assim, não percam tempo e treinem muito, pois devemos suar no treino para não morrermos no jogo!

 Conclusão: Essas são regras básicas e simples, para que você leitor, não erre no dia da prova! Estamos aqui, sempre presentes e prontos a ajudar você a mudar de vida e lembre-se: Aqui no Alfa Concursos não trabalhamos com cursos preparatórios, trabalhamos com sonhos e como dizia o velho poeta Raul Seixas: “Sonho que se sonho só é só um sonho, mas sonho que se sonho junto virá realidade.”

 

 



9 comentários sobre:
SÉRIE: O ALFA CONCURSOS ENSINA VOCE A ESTUDAR!

  1. Victor comentou em :

    Prezado Evandro,
    Obrigado por existir você nos motivou e ensinou a estudar e dedicar nos estudos para conquistar a estabilidade financeira que queremos tanto em um cargo publico.

    Obrigado

    Deus é Pai

  2. Esdras comentou em :

    É isso aí meu caro Evandro! Estamos no mesmo barco, e já sou feliz demais só com isso! sem esquecer que se estamos no mesmo barco, inevitavelmente chegaremos no mesmo destino: O cargo público!
    Abração meu irmão!

    • Esdras comentou em :

      Na verdade é “ao mesmo destino” foi mal Pablo rsrsrsrsrsrsr!

  3. Kátia Soares comentou em :

    Prof. Evandro, você é uma dessas pessoas que faz a diferença.
    Para mim foi fundamental ter conhecido a equipe do Alfa. E sei que acompanhando os passos de vocês chegarei mais longe.
    Obrigada por existir!

    • Evandro Guedes comentou em :

      Minha cara Kátia, todos os dias vivemos os sonhos das outras pessoas, pois os sonhos também são nossos, seu sonho é ser aprovada e conquistar a estabilidade financeira, nosso sonho é ver você tomando posse, por isso sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que sonhamos juntos é uma realidade! Assim, vamos sonhar juntos e transformar o seu e o nosso sonho em realidade!

      Fé, força e rumo à aprovação!!!

      Deus é Pai!

    • Kátia Soares comentou em :

      Amém! Amém! Amém! E vamos em frente rumo ao sucesso. Grande abraço!

  4. Nete comentou em :

    Oi, Bom dia.,
    queria deixar aqui registrado, que Vc. me deu uma injeção de animo !!!, achei esse site do Alfa, nesse final de semana… estava na net, procurando algo relacionado ao concurso do INSS e encontrei Vcs. estou estacionada nos estudos há mais de 10 anos…. Mas VOU voltar com tudo e VENCER !!!
    Brigada, pela força. !!! Que Deus Abençoe a cada UM de Vcs. !!!

  5. Evandro Guedes comentou em :

    Viviane, somos uma equipe que ama a vida de vocês, de segunda a domingo, faça chuva ou sol, faça frio ou calor, nos feriados ou dias santos estamos sempre aqui prontos para a batalha!

    Tenha fé em Deus e proclame o nome do senhor sempre que sentir ansiedade, prostre seus pés e lembre-se: “O que é competência do homem Papai do Céu não moverá uma palha!” Dessa forma, estude forte, pegue nossa orientação e viva uma vida de frutos colhidos pelo seu esforço!!!

    Equipe Alfa 2011 em ação!!!

    Fé, força e rumo à aprovação!!!

    Deus é Pai!

  6. Viviane Ribeiro comentou em :

    Temos que ter foça, Somos guerreiros. Evandro continue, sempre,nos orientando.
    valeu,
    Concursando, Força!