A dura realidade de quem estuda para Concursos!


RECEBI ESSA IMAGEM DE UMA ALUNA VIA E-MAIL E GOSTARIA DE COMPARTILHAR!

SEGUE O E-MAIL DA ALUNA!!!

Professor, vi essa frase (na foto) e lembrei de voce!

Obrigada por sempre estar ao nosso lado!

 Abraço, Francine

A dura realidade de quem estuda para Concursos!

Meus caros alunos e leitores, vocês devem ter percebido que essa semana eu excepcionei a regra, pois não fiz postagens diárias. Dessa forma você se pergunta:

O que será que aconteceu? 

Resposta: Essa semana meus caros leitores, eu estava em fase de reciclagem comigo mesmo, o que é reciclagem Evandro, você pergunta! Reciclagem meu povo é rever todo o seu material, vendo o que esta desatualizado e refazendo exercícios que já foram feitos, isso deixa o estudo mais centrado.

Essas técnicas que desenvolvi sempre me ajudaram a ser aprovado nos concursos e diante disso e vendo a dificuldade de vocês vou passar algumas técnicas de estudo que foram testadas por mim e por muita gente que me ouviu e o que é mais legal e que todos passaram em vários concursos. Diante disso, vale a pena você que esta lendo testar e comprovar!

PRIMEIRO PASSO

(QUANTAS MATÉRIAS DEVO ESTUDAR POR DIA E COMO ORGANIZÁ-LAS?)

A minha dica é que você deve estudar duas matérias por dia + exercícios das matérias que esta estudando. Sempre comece pela matéria que gosta menos e depois vai para a matéria que você tem mais afinidade. Exemplo: Se você escolheu estudar Português e matemática naquele dia e não tem intimidade alguma com matemática comece obrigatoriamente por ela e mais, se voce reservou duas horas para matemática, estude somente aquelas duas horas e passe para a segunda matéria, dessa forma, quando teoricamente você estiver cansado, você estará estudando algo que gosta, isso é lógico!

Fazer exercícios pode ser um problema se você não estiver bem orientado. Vejo todos os dias alunos doidos pois não conseguem resolver questões, também puderá, o cara estuda para técnico do INSS e quer fazer questão de Advogado da União! Calma ai meu povo, concursos públicos pedem níveis específicos de conhecimento. Assim, nós da equipe Alfa Concursos fornecemos os exercícios divididos por tópicos e por nível de conhecimento. Contudo, mesmo nós as vezes separamos exercícios pesados de mais e quando analisamos isso, retiramos eles do material.

Dessa forma, você que é aluno Alfa preocupe-se apenas em resolver os exercícios que separamos para você, mas cuidado com a organização, ai você se pergunta:

Como me organizar?

Resposta: Pegue um dia da semana, por exemplo, domingo a noite e separe os exercícios que fara durante a semana: Exemplo: Segunda: Estudarei portugues e RLM, terça, estudarei Administrativo e Constitucional. Depois disso, separe uma bateria de uns 50 exerrcícios de cada matéria e deixe em uma pastinha, assim no dia determinado, voce estuda RLM + Português e logo depois, sem perder tempo, resolve os exercícios.

IMPORTANTE: Exercícios foram feitos para ser revisados, pois nada adianta acertar em casa e errar na prova. Assim, faça os exercícios, marque tudo o que errou, revise e o que não conseguiu fazer leve para o professor ou para um aluno mais avançado que você no estudo daquela matéria. Meus amigos, profissionalizem-se como concursandos!

SEGUNDO PASSO

(ORGANIZAÇÃO DOS HORÁRIOS)

Meus caros concursandos, mesmo você que esta desempregado, vai acabar arrumando um jeito de achar coisa para fazer e deixar os estudos de lado, isso é fato! Pensando nisso, o importante é reservar seus horários. Ora, você coloca horário na academia, para trabalhar, para dormir e até para ir ao banheiro e porque não reservar o tempo para estudar!

Assim, o dia que você reservou para separar os exercícios também serve para separar os horários, mas muito mais importante que separar os horários é segui-los!

ÚLTIMO PASSO

(A MOTIVAÇÃO)

Meu povão, já viram a seleção brasileira entrar em campo desmotivada? Então, sempre que eles fazem isso é PAU! Por esse motivo o técnico reúne seus comandados no vestiário e toca o coração deles com o que eles acham mais importante, por isso minha missão é tão importante. Tenham uma coisa em mente sempre, estudo é 60% de sua aprovação, motivação são 40%, assim, de nada adianta estudar desmotivado, pois o estudo simplesmente não rende como deveria!

Dessa forma, motive-se da forma que puder, leia o site, cole na parede de seu quartinho de estudo aquele carro que quer comprar, a viagem que quer fazer, enfim, vale tudo.

Minha motivação era a seguinte: 

Ou eu passava a qualquer modo, ou iria viver aquela vida de limitações para o restante de meus dias, sempre comendo o que dava e nunca o que eu queria, sempre comprando somente o que dava e nunca, nunca mesmo, comprando o que eu queria! Viagens, nem pensar, boa escola para minha filha, ai mesmo que nem sonhando! Nessa época eu poderia fazer duas coisas:

1) Reclamar e continuar na mesma, ou:

2) Batalhar e estudar até não aguentar mais e deixar os problemas de lado         (Obs: eles sempre vão existir!).

Conclusão: Seja como for, o sucesso meu povo, sempre vai ser proporcional ao seu esforço. Se voce se acha injustiçado pela vida, pense que tem gente que perdeu membros, pensem que tem gente morrendo de cancer e outras doenças, pensem que filhos são abandonados e que coisas ruins acontecem, depois disso, despojem-se do orgulho e prostrem seus joelhos diante de Deus e agradeça as bençãos que estão acontecendo em suas vidas e pelo amor de Deus: PAREM DE RECLAMAR E VÃO ESTUDAR, pois ninguém fara a prova no lugar de vocês, isso é fato!

Por fim, só conheço dois tipos que pessoas que estudam para concursos: 1) As que passam; 2) As que nunca passam! O mais interessante é que o grupo 01 é formado pelos que nunca reclamam de nada e sempre estão interessados e mais, nunca param de estudar! O grupo 02 por sua vez é composto dos chatões, que sempre reclamam de tudo e nunca se satisfazem com nada, nunca mesmo e que sempre param a preparação no meio. Dessa forma, escolha seu grupo e faça seu amanhã da forma que você quiser!

Amo muito a vida de voces meus alunos!

Fé em Deus e rumo a aprovação, porque Deus é Pai!!!

 

 



17 comentários sobre:
A dura realidade de quem estuda para Concursos!

  1. Elaine Riobranco comentou em :

    Estou me preparando para 2 concursos em São Paulo (TCE e TRE). Sou pedagoga, era professora concursada no município de Ilha Comprida-SP passei em 2° lugar, meu marido era Policial Militar a 19 anos e numa sexta-feira trágica, a 3 meses atrás, 3 menores entraram em minha casa armados, meu marido reagiu e assassinaram ele na minha frente e na frente da minha filha de 14 anos. Abandonei minha casa, emprego e tudo o que conquistamos por 7 anos e vim para o centro de São Paulo porque não conseguimos mais ficar na minha casa sem o meu marido. Sem emprego estou tentando passar no concurso para poder criar as minhas filhas sozinha. Sei que é pouco tempo para estudar, mas estou encarando o desafio. Assisti alguns videos de vocês no youtube e quero agradecer, pois vocês estão me dando esperanças e força com todos os seus conselhos. Queria muito que tivesse o curso presencial em São Paulo ou que fizessem aulas específicas on-line para os concursos daqui. Um beijão a todos, principalmente ao Evandro e ao Daniel Sena que são o máximo.

  2. Dorinildo comentou em :

    A única pessoa que entende um concursando, os seus problemas, os anseios, as dúvidas, as frustrações, a SOLIDÃO, é outro concursando. Nossos únicos expectadores. Logo, nossa vida se resume em palco onde nossa busca é uma peça em que nós atores devemos nos esforçar para terminar o ato (aprovação) antes que a cortina se feche e o show termine sem aplausos.

    • Dorinildo comentou em :

      Somos os escritores de nossa própria história.

  3. Sérgio Lúcio Gonçalves comentou em :

    Bom dia a todos, Realmente o Evandro é um cara que dispensa comentários. E pelo que vejo é um homem temente a Deus. Mas queria agradecer a Deus por ter encontrado esse site em Dezembro de 2010 quando comecei a me preparar para o inss, ainda sem foco. Mais graças a ajuda de vocês hoje me sinto preparado pra fazer uma boa prova. Pena que não existe uma unidade do alfa aqui em Belo horizonte. ” O temor do Senhor é o Principio da sabedoria” Proverbios 1.2

  4. Luiz Paulo comentou em :

    ” Eh isso mesmo galera…parabéns pela dedicação de todos e Evandro vc vai longe garoto. Parabéns pela sua dedicação colocando sua vida em prol do objetivo : APROVAÇÃO E MUDANÇA DE VIDA DE VÁRIAS PESSOAS. valeu…..

  5. Ricardo Vieira comentou em :

    CARACA!!!
    Isso que são dicas de ouro!!! O Evandro com suas experiências nos dá todas essas dicas que ajudarão e muito na organização de nossos estudos. Não podemos deixar essas essas sábias palavras cair em meio ao vão, e continuar motivado é essencial para nossa aprovação.
    Com toda certeza agradeço a Deus por estar nessa vida dos concursos e poder estar com pessoa maravilhosas nessa caminhada…Grade abraços àqueles que nunca desistem e persistem nos seus sonhos.
    Alfa concursos com você até o final!

  6. Anderson Santos comentou em :

    Parabens colega japah pela dedicaçao, o importante é lembrar que tudo que vc esta passando será temporario basta vc nao desistir, pois apos a aprovacao vc tera toda a vida pela frente para aproveitar ao inves de ter que ficar ralando em dois empregos.
    Tatiane tenha Fé nos seus estudos e nao esqueca: Quem tem que querer a aprovaçao é vc, Deus ja esta te indicando o caminho, mas “o que é da competencia do homem Deus nao move uma palha para realizar”. Fé e Forca para todos Equipe Alfa Concursos com voces rumo a aprovaçao.

  7. Tatiane comentou em :

    Concordo plenamente com suas postagens Professor. Sempre acompanho seu site, estou estudando a pouco tempo para concurso e já sinto a diferença principalmente na parte de motivação, o que me leva a estudar mais. O meu foco é a PRF e se Deus quiser ano que vem estou ai com vcs do alfa fazendo a turma presencial.

  8. japah comentou em :

    Comecei a acompanhar o alfa desde janeiro e de fevereiro entrei para o alfaonline, muito bom,apesar da distância já sinto diferenças gigantescas quanto ao meu aprendizado. Trabalho de manhã, trabalho de tarde em outro serviço, de tardezinha já estou indo pra faculdade numa cidade aqui perto da minha, chego as 23:00 e fico pegado nos estudos até as 3hs da manhã! sei que não é muito saudável*acordo 6hs* mas é o meio pelo qual tenho evou mudar minha realidade. Obrigado evandro seu entusiasmo é transmitido mesmo com a distancia de cascavel\PR até taquaritinga do norte\PE!

  9. tatiana guedes comentou em :

    Já faço parte dessa família..rsrs e me orgulho muito disso!!!
    Obrigado por tudo meu preferido professor.

  10. Thais Vieira Silva comentou em :

    O Evandro esta certo novamente. Não devemos reclamar e sim nos esforçar para melhorarmos.
    Estudar, estudar e estudar, não para passar mais até passar.

    Alfa Concursos Públicos! Realizando sonhos e os mais importante os SEUS sonhos!

  11. vania comentou em :

    demorei encontrar este site socorro,agora ninguem me segura

    • Evandro Guedes comentou em :

      Olá Vânia!

      Estamos aqui para isso, nossa equipe vive todos os dias a vida de vocês. Somos meninos e meninas pobres que através de muito esforço conquistamos o nosso lugar ao sol e agora estamos juntos com vocês nessa batalha. Nunca desista de seus sonhos, estude, estude e estude e uma coisa eu garanto a você: A vitória chegará e chegará mais rapidamente que você pensa.

      Não tenha vergonha de postar, não tenha vergonha de pedir ajuda, pois eu e minha equipe queremos fazer todos vocês membros da família Alfa Concursos e isso, não tem preço!

      Amo a vida de vocês com todas as minhas forças. Adore a Deus, tenha fé, não minta e não se esconda. Tire todas as angustias e todas as decepções de sua vida e parta para um universo de emoções, pois estudar para concursos é algo excepcional, pois a vitória é somente sua.

      Fé, força e Rumo à aprovação e …. Desculpe a resposta gigantesca!!!

      Professor e maior torcedor Evandro Guedes!

  12. Antonio comentou em :

    Como sempre seus tópicos são excelentes Evandro.

    Abração

  13. Anderson Santos comentou em :

    Como sempre sabias palavras, meus amigos confiem no Evandro que vai dar certo, esta dando certo para todos aqui no Complexo Alfa e com certeza dará certo para vc; ontem tivemos a oportunidade de ver amigos que confiaram no projeto da PCPR e aceitaram o desafio de fazer a prova mesmo sem ter o nivel superior, resultado: todos foram aprovados e estao concluindo o “tecnologo de coisa alguma” e acabaram de ser chamados para a PC. Como o Evandro citou existe dois tipos de concursandos os que passam e os que nao passam; complemento que nesta segunda classe tambem existem dois tipos: os que nao fazem o que lhe mandam e os que só fazem o que lhe mandam. FÉ E FORÇA RUMO A APROVAÇAO.

  14. Daianny comentou em :

    É isso aí professor Evandro!!!!
    Parabéns por essa iniciativa de estar sempre ajudando e motivando os outros a realizarem sonhos!!!
    Sem dúvida, o Alfa Concursos, ainda vai mudar a vida de muitas pessoas. Meu namorado e eu estaremos incluídos nesse grupo de vencedores, com ajuda de Deus e de toda equipe Alfa Concursos!!!
    Somos de Guarapuava-Pr, estamos a todo vapor com o curso on line, os aulões, apostilas e materiais Alfa.
    Agradeço a Deus por ter encontrado vocês!!!!E agradeço a toda equipe por estarem me ajudando a realizar o grande sonho de passar em concurso público!!!

  15. Ricardo comentou em :

    Concordo 100% com as palavras do Evandro! Agradeço a Deus todos os dias por ter a oportunidade de estudar e aprender com os erros e acertos, levanto a cabeça e sigo em frente sem medo. Acredite em você, acredite no Alfa, faça seu trabalho com muito amor e dedicação, em fim, não reclame da vida , mude de vida!
    Abraço fé e força sempre!