ESTUDANDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS!

O INÍCIO


Meus caros leitores e alunos, iniciar a preparação para ingressar no serviço público por vezes é uma tarefa árdua, dessa forma, vamos otimizar essa preparação com algumas dicas simples:

 Primeiro você deve saber qual concurso quer prestar e focar o objetivo!     

Focar o concurso é saber se quer seguir a área fiscal, área policial, área de tribunais e delimitar as matérias básicas que iniciará a preparação, isso dará um “norte” nos seus estudos.

A PREPARAÇÃO 


Com o edital nas mãos, você terá que reservar um ano de preparação, da seguinte forma:

a) Quantas horas de estudo por dia você tem disponível? R: Suponhamos que você me diga que tenha 4 horas (o legal é começar a partir de 4 horas de estudo e vai aumentando, esse é o segredo do sucesso).

b) Então, você com essas 4 horas irá dividi-la por dois: estudará por dia 2 matérias do Direito, com 2 horas para cada uma.

c) Como fracionar? Você estudará de Segunda a Sexta, duas  matérias por dia, com 2 horas(poderia ser   mais se tivesse mais tempo) para cada  matéria.

OTIMIZANDO O ESTUDO 

Dicas da equipe:  

1ª – na Segunda feira você escolherá entre as matérias constantes do edital que você tem em mãos, as 2 matérias que você mais gosta. Isso porque você vem do Domingo, logo, psicologicamente a tendência é chegar na Segunda sem ritmo e com certo desânimo. A partir do momento que você sabe que estudará duas matérias aprazíveis, a tendência é o estudo render.     

2ª – A partir de Terça-feira até Sexta-feira você deve estudar duas matérias por dia, da seguinte forma:    
– a primeira disciplina deve ser aquela que você não gosta muito;    
– a segunda disciplina deve ser aquela que você gosta.     

Veja que com isso haverá um equilíbrio de disciplinas, de forma que aquela que você não gosta você já estudou primeiro e como prêmio, veio aquela para estudar que você gosta.     

3ª – Depois de ter em mente a estrutura acima, você pegará o edital que já havia selecionado e uma agenda anual e colocará na Segunda-feira até Sexta-feira, da forma que foi dividida acima, todos os itens do edital. 

Observação: Se você estuda com a equipe alfa (presencial ou no ALFA ONLINE) , você deve colocar na sua “agenda de estudos anual” as matérias que você está assistindo, de forma que seu estudo(edital + aula) estará acompanhando as aulas e neste caso o sucesso aumenta, porque uma “imagem vale mais do que mil palavras” – seria o método aprender fazendo – método learning doing 

4ª – Depois de colocar na “agenda de estudos anual” todas os itens do edital, de Segunda a Sexta, você terá o que chamo de “disciplina de estudos”, ou seja, você PROGRAMOU DURANTE UM ANO seu estudo, de forma disciplinada, dirigida ao edital que pretende concorrer (foco no estudo!)
5ª – E o Sábado, o que devo fazer ?    
a) Ver a agenda da equipe Alfa concursos primeiramente, pois sempre temos atividades no presencial e ao vivo na internet! 
b) primordial: deve sempre resolver as provas dos concursos passados e sentir o estilo do concurso daquele Estado.     

6ª – No Domingo, o que devo estudar ?    

Domingo é dia de dividir o esforço da seguinte forma:

  1. Sem edital aberto: Estude um durno e descanse outro
  2. Com edital aberto: É dia de revisão na parte da manha e simulados a tarde, sem choro!

    você tem muita chance de sair vencedor: 
    DICAS DE OURO  1º – faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de estudo,  


9 comentários sobre:
ESTUDANDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS!

  1. Paula comentou em :

    Ótimas dicas, Evandro. Com vocês realmente aprendi a gostar dessa vida de concurseira. Sempre fui muito estudiosa, mas tenho dificuldades em compreensão de certas matérias e em provas objetivas. Neste momento, posso afirmar que nesses 8 meses de preparação com a equipe alfa, melhorei muito. Agradeço de coração à Thaís, a você e ao Sena, que têm me auxiliado a fortalecer a minha persistência nos estudos para concursos (já desisti 2 vezes disso, mas nunca havia sido tão bem direcionada). Saúde pra vc!

  2. Rose Matos comentou em :

    Valeu Prof. Evandro!!! Belissímas palavras. Você como sempre tão iluminado por DEUS, que escreve e diz coisas tão maravilhosas para os alunos. Tudo o que a agente mais precisa ouvir. Tenho a maior alegria em ser aluna do Alfa Online. Sucesso Sempre! Bjus a todos. Rose Matos – Belo Horizonte

  3. Marcelo Nunes comentou em :

    Grande Mestre Evandro!

    Sempre com dicas, incentivos, conselhos que com certeza são fundamentais para todos nós que estamos batalhando em busca dos nossos sonhos. Acredito que talvez nem mesmo você tenha o pleno conhecimento do quão importante é ouvir suas palavras, e o apoio que toda equipe de professores esta sempre disposta a proporcionar para todos.
    Sou muito grato por fazer parte desse “mundo”.

  4. rafael comentou em :

    Essas dicas valem mais que ouro…
    Meu povo estudar com essa dica é muito mais fácil
    O difícil é aquele que vive infeliz e tem trabalho ruim.
    Tendo essa oportunidade que muitos não têm.

  5. tatiana guedes comentou em :

    Meu lindo vou guardar essas dicas para minha vida, elas valem ouro,rsrrs… como ajuda quando alguém experiente como você divide conosco todo esse direcionamento…. é mega valioso!!!
    Bjooss amoo muito você

  6. Aline comentou em :

    ” A Fé significa crença no desconhecido, a serena convicção de que, embora você não possa imaginar como, em algum momento, em algum lugar, e da maneira correta, aquilo que você deseja irá acontecer.” (DAPHNE ROSE KINGMA)
    Sempre bom ler as dicas pra não se perder e nem se desmotivar! Disciplina e fé!

    • Danielle comentou em :

      É isso aí,

      Disciplina e fé!!!

  7. Francine Marcelino comentou em :

    É isso que eu preciso!

  8. Ricardo Vieira comentou em :

    Essas dicas são muito importantes…Irão ajudar você a organizar e muito seus estudos e com certeza você irá atingir a sua preparação.
    Sem orientação nos perdemos e não sabemos como nos organizar, mas o professor Evandro nos fornece essas dicas maravilhosas que é só seguir à risca que tudo vai dar certo.
    Equipe Alfa junto com você na batalha concursando!