POBRE MENINO RICO, RICO MENINO POBRE


Meu povo, separei esse sábado para uma postagem especial. Sei que sábado é a oportunidade que temos de estudar o dia todo, pelo menos aqui no alfa estudamos das 08h30min até as 19h30min. Diante disso, prepararei uma postagem especial para vocês que estão estudando o dia todo e chegaram à casa cansados.

Quando estou de folga do meu serviço público federal (hoje estou de plantão) costumo ficar o dia todo com meus alunos e por volta das 19h30min, já na porta do Alfa Concursos sempre digo o seguinte: Olhe para cima e vejam a noite. Filhos, marquem esse momento mágico na  vida de vocês, pois quando entramos aqui estava dia e agora noite. Assim, nosso sábado foi ganho em algo realmente importante, que é a preparação para uma vida melhor!

 

POBRE MENINO RICO, RICO MENINO POBRE

(Trecho resumido do livro Pedras no caminho, a história de um concurseiro)

Costumo dizer que o difícil não é motivar o novo e sim o aluno antigo, pois estudar para concursos públicos não é uma tarefa fácil. Minha missão, e isso posso dizer com  propriedade, é uma das mais difíceis. Quando você está no nível fundamental ou médio a sua família praticamente obriga você a estudar. Contudo, quando você, já mais velho, resolve se dedicar a um concurso público todos resolvem desmotivar você, isso é fato!

Mas é exatamente ai que entramos. No entanto, não adianta dar a mão para quem não quer ceder à mão. Para que possamos ajudar você é necessário mente aberta e ter ciência que o caminho do sucesso é árduo.

Sempre me considerei um pobre menino rico, pobre financeiramente e rico em espírito, nunca parei de estudar. Logicamente já me abati de formas diversas, pois o caminho do concurseiro é árduo e por vezes nos tendência a parar de estudar.

Contudo, mesmo com todas as perspectivas negativas sempre continuei. Lembro-me de épocas em que me escondia nos livros, isso mesmo! Eu tinha tanto problema, tantas dividas que era mais fácil ficar enterrado 12 horas em um quarto estudando do que arrumar um jeito de resolver esses problemas.

Meu povo, convivo todos os dias da minha vida com meninos e meninas que se dedicam de uma forma que comove, vários deles não tem sequer família, só não estão perdidos no mundo porque aqui no Alfa somos uma família e isso faz toda diferença. Mesmo com essa perspectiva de sucesso, ainda vemos pessoas que chegam ao curso e só sabem reclamar. O mais interessante é que essas mesmas pessoas nunca persistem e no final, voltam para suas vidas comuns, em que se contentam em ganhar pouco e trabalhar muito em um lugar que odeiam!

Meus filhos, quando estiverem desmotivados, cansados leiam essa parte da postagem, pois diz muito da vida, sei disso, porque ao contrário da maioria das pessoas eu já sofri muito nessa vida e nunca me canso de olhar para trás. Dessa forma, já vi e ainda vejo ricos meninos pobres, que possuem tudo e todas as oportunidades na vida e ainda assim desperdiçam com bebidas, farras, drogas e coisas que não interessarão no futuro. A esses meninos peço a Deus que os resgate e a meus pobres meninos ricos peço a Deus que de força para que eles continuem firmes.

Conclusão: Nunca se importem de ser objeto de chacotas, pois isso é normal do ser humano. Quando vemos uma pessoa forte fazer coisas que queríamos fazer mas não temos coragem repelimos essa pessoa. Seu vizinho, seu amigo, seu irmão, eles não se importam de você estudar muito na verdade, o que eles temem é ver você aprovado e ganhando muito dinheiro. Não fazem por maldade, mas por medo de ver o próximo vencer por seu próprio esforço. A fraqueza é algo que as pessoas gostam de compartilhar, por isso contamos problemas pessoais para outras pessoas.

Tudo, exatamente tudo nessa vida que vale a pena é difícil, sei que essa mensagem chegará ao interlocutor CERTO de uma forma que somente ele entenderá. Não adianta falarem da sua vida, de certo ou errado, pois somente você que SOFRE, que ama, que precisa desesperadamente vencer entenderá minhas palavras. Se você nasceu para o sucesso, procure-o custe o que custar!

Aos pobres meninos ricos deixo uma mensagem: Nunca desistam de seus sonhos, apegue-se a Deus, orem muito forte e façam sua parte aqui, pois o que é competência do homem, Papai do Céu não moverá uma palha! Para vocês deixo a responsabilidade da leitura da bíblia em Efésios 6.10 – Armadura de Deus, vamos nos armar com essa armadura e vamos vencer juntos meus bravos guerreiros!



18 comentários sobre:
POBRE MENINO RICO, RICO MENINO POBRE

  1. Fernanda comentou em :

    Evandro, adorei esse seu post. Identifiquei-me muito com ele pq vivi essa situação na pele. Ouvi das minhas amigas q eu estudava para passar o meu tempo, só pra me ocupar, q meu marido pagava o meu curso achando que eu me dedicava mas, que na verdade, eu só queria passar o meu tempo. Hj, graças a Deus, sou uma pessoa extremamente ocupada com o meu trabalho e meu marido, que investiu em mim de coração, é a pessoa mais beneficiada com essa minha nova realidade de servidora pública.
    Bjos!

  2. Indianara Frizon comentou em :

    Profº Evandro, ainda não fui privilegiada com suas aulas devido ao pouco tempo que estou no Alfa, mas suas palavras aqui no site me dão muito mais que motivação, me dão vontade de fazer parte desse grupo de vencedores que logo estarão gozando de dias mais belos por conta dos árduos dias de estudos que poucos compreendem. Se Deus quiser, logo estaremos conferindo o gabarito extra-oficial do INSS e comemorando :) Abraços a todos os colegas e força rumo à aprovação…

  3. rafael comentou em :

    o caminho nao é fácil + pior ainda é desisir..
    queria dizer muito obrigado evandro..
    todas essas postagem me ajudam muito…
    E essa foi + uma das especiais que me pegaram em um dia de desanino e cheio de problemas..
    ME AJUDOU MUITOOO… VALEEWW

  4. Fernanda Heiss comentou em :

    Muita Força, Fé em Deus e muito esforço galera!!!! Que um dia chega a aprovação e o esforço será recompensado…..

  5. Danielle Carvalho comentou em :

    Amigos,

    Há tempo de plantar e tempo de colher,
    Tempo de chorar e tempo de sorrir.

    Agora que estamos plantando muito, e corretamente ( os estudos são nossa maior plantação); chega de choro, e pobreza, vamos lutar pra sermos:
    RICOS meninos RICOS!

    E rumo à aprovação!

  6. Ricardo Vieira comentou em :

    Nada como palavras de quem já passou por muita dificuldade e algumas podem ser semelhantes ao que passamos ou passaremos algum dia!
    Que com muita garra todos continuem e façam dessas experiências verdadeiros triunfos!
    Grande abraço guerreiros, concursandos e concurseiros!

  7. Anderson Santos comentou em :

    Como citado na postagem, a maioria das pessoas que geralmente reclamam sao as que nunca passaram algum tipo de dificuldade na vida. Ultimamente passo a maior parte do tempo aqui no Alfa pois, chego aqui proximo das 09:00 e só vou embora as 23:00 e vejo que as pessoas que tentam contaminar as outras com energias negativas sao as que vem para cá com carros do ano, moram em aptos nas adjacencias do colegio e algumas tem casas melhores ate que de muitos professores aqui, e suponho que tentam desmotivar outras pessoas porque sentem-se inferiores por nao entenderem como eles que “possuem tudo” (pelo menos em suas mentes) nao conseguem atingir os mesmos resultados dos “POBRES MENINOS RICOS” que muitas vezes necessitam percorrer literalmente uma enorme caminhada para chegar onde querem. Essas pessoas que “possuem tudo” infelizmente nao tem nada, pois nao possuem o mais importante: Objetivos; e é isso que diferencia os Fortes dos fracos…

    …Ao Profº Evandro: Confio em vc plenamente “se for pra gente cair, vamos cair atirando” somos “Caveiras dos Concursos” e MISSAO DADA É MISSAO CUMPRIDA!!!!

  8. Kamila Marques comentou em :

    Olá Evandro, adoro qndo vc diz q não vende cursinho vende sonhos , temos q sonha e acredita q um dias ele vai acontecer ….existe uma frase q diz q “a felicidade depende da possibilidade de realizar um sonho “….PURA VERDADEEEE!!!!
    Valeu prof, pela carga de Motivação que ganhamos aqui no site, uma motivação q não temos nem da família( a alguns mês vcs tem sido minha família)…

    Valeu prof !!!

    • Evandro Guedes comentou em :

      Venho perseguindo a tempos a seguinte frase: O sucesso é proporcional ao esforço desprendido…… Pegue o sonho, junte muito esforço e dedicação e venha fazer parte dessa equipe que confia muito em você. Fico feliz de você me considerar como sua família e pode sempre contar comigo e com minha equipe. Meu e-mail esta sempre aberto, posso demorar um pouco, mas respondo a todos. Nesse domingão foram 231 e-mails respondidos pessoalmente por mim, posso afirmar que é uma experiencia de vida que poucos terão!!! Por esse motivo sou um pobre menino rico….. Estude, sonhe e vença, esforce-se e apaixone-se pelo que está procurando… Vivemos de paixões e de paixões somos movidos…quando oriento para que vocês estudem é por pura experiencia de vida….Já passei fome, já tive medo e já chorei muito, fui motivo de chacota e desprezo, mas nunca, nunca PAREI DE ESTUDAR…..seu sucesso está aqui e precisando de mim…é só dar um GRITO!!!

    • Kamila Marques comentou em :

      poxa prof , mto obrigadaa…gritarei sim sempre !!!!

  9. Alex comentou em :

    Professor Evandro, segue um pequeno relato de como até pessoas envolvidas em cursinhos podem ser desanimadoras.

    Sou de Brasilia e estou em uma turma de carreiras policiais de um cursinho aqui da capital, quando em uma aula em conjunto com a turma do senado um professor (muito famoso, e um dos donos do cursinho) perguntou para um amigo meu que sonha com a Policia Civil do DF, o que ele faria trabalhando no senado, e ele respondeu: Não vou para o senado…vou ser policial… e o professor insistiu: No senado, com aquele salário, o que vc vai fazer? E ele respondeu: Tenho um sonho professor!
    O professor riu da cara dele, e passou o resto da aula desdenhando, rindo e dando exemplos dizendo: “Fulano” como vc tem um sonho….me responda….”Gente, o “fulano” tem um sonho…tentando arrancar risadas de alguns idiotas presentes.

    Prof. Evandro, juro que lembrei na hora de sua postagem quando disse que não vendia cursinho e sim sonhos,como tive vontade de estar estudando no Alfa…
    Obrigado pelas postagens.
    Força Sempre!

    Alex de Bsb

    • Evandro Guedes comentou em :

      Meu caro Alex, costumo dizer que dar aula em cursinho preparatório é para poucos! Afirmo isso, pois 60% do curso é feito de conteúdo e 40% de pura motivação, infelizmente o que vemos são pessoas que nunca passaram por dificuldades na vida e que não entendem o que é um sonho de vida! Quando estou em sala de aula sempre brinco dizendo que um aluno que sonha em entrar para Polícia Federal prefere ganhar 3, 4, 5 mil a menos, mas ostentar a carreira! Tenho certeza que pessoas como você preferem muito mais trabalhar na PF ganhando menos que passar a vida inteira atrás de uma mesa mexendo com papel! Agora, vai explicar isso para algumas pessoas….Filho, simplesmente não dá! Faça assim, extraia o que é bom para você do curso e tape os ouvidos quando o assunto não interessar a você, por meu turno, estarei aqui sempre motivando e dizendo que você vai conseguir, porque no fim das contas, sei que vai!!! Confie em você, nos seus instintos e seja um vencedor! Estarei aqui todos os dias de nossas vidas e verei – com toda certeza -, você nos portões da ANP! Fique com Deus e forte abraço!!!

  10. Cesar Nakano comentou em :

    Galera é isso ai, desistir jamais!!!
    Lembre-se ” Não importa o tamanha dos nossos obstacúlos, mas o tamanha da motivação para superá-los”

  11. Jpass comentou em :

    Evandro,

    O trecho que você citou é para nós, concurseiros, refletiros e agirmos:

    “O mais interessante é que essas mesmas pessoas nunca persistem e no final, voltam para suas vidas comuns, em que se contentam em ganhar pouco e trabalhar muito em um lugar que odeiam!”

    • Discípulo de Evandro Guedes comentou em :

      Em um lugar onde chupam o seu sangue por um tempo, e depois de um periodo te mandam embora como se nada tivesse acontecido. Isto é a iniciativa privada, bando de vampiros aproveitadores.
      Vamos lá, rumo à aprovação!!
      obs: com crase

  12. Marcia comentou em :

    Hoje o dia foi muito bom!
    Estudei das 6h30 às 8h30, das 13h30 às 19h30 e das 21 às 22h30…
    Agradeço a Deus por me dar forças e fé para seguir este caminho e ao Pai Guedes por lembrar-me todos os dias de que a aprovação é real.
    Evandro, suas palavras de motivação preenchem minha alma e meu coração.
    Força guerreiros!

  13. Wolker Daniel D'avila comentou em :

    “Por vezes você pensará em Desistir!”
    Mas a minha vontade de vencer é bem mais que meu desânimo!

  14. antonio c. comentou em :

    E evandro esse e o caminho cheio de espinhos que trilhamos,mas com o proposito de chegar na flor,para que amanhã olhemos para trás e vejamos o que passamos,para nos orgulhar do que temos hoje…

    ótima postagem prof.,tava acabando de estudar e vi essa historia com personagem diferente mas que se repete em muitas vidas….

    fé galera que nos vamos conseguir…

    haaaa,como diz o mestre…FÉ EM DEUS E RUMO A APROVAÇÃO!!!!!!!!!!