A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA A PREPARAÇÃO NOS CONCURSOS PÚBLICOS!


Procure dormir adequadamente, não invada a madrugada estudando, pois, desta forma prejudicará varias funções importantes, tanto cerebrais quanto de recuperação celular, o sono não é perda de tempo, ele é muito importante no desempenho global, pois você precisa render o máximo possível, e o máximo só se consegue cuidando bem de seu corpo e de sua mente.

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados,   podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, em longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem muito menor capacidade de concentração, além de ter menor vigor físico, envelhecer mais precocemente, estar mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes. Qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias.

É nos estudos que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos. O desempenho cai e a pessoa pode até ser equivocadamente diagnosticada como hiper-ativa, em função da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração, conseqüentes da falta do sono necessário.

É no sono “REM”, quando acontecem os sonhos, que as coisas que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Se dormir menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Em outras palavras: se alguém não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas. Riscos provocados pela falta de sono em curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

Riscos provocados pela falta de sono em longo prazo:

  1. falta de vigor físico, 
  2. envelhecimento precoce, 
  3. diminuição do tônus muscular, 
  4. comprometimento do sistema imunológico, 
  5. tendência a desenvolver obesidade, 
  6. diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais 
  7. perda crônica da memória.


8 comentários sobre:
A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA A PREPARAÇÃO NOS CONCURSOS PÚBLICOS!

  1. CarlaBat4 comentou em :

    Ufa… posso dormir sem culpa…rsrsrsrs

  2. Cleiton comentou em :

    De nada adianta estudar com sono, pois em horas de estudo não se absorvem quase nada de conhecimento. Mais vale 1 hora de estudo com você prestando atenção e entendendo o que está lendo, do que 3 horas de estudo onte passa mais tempo tentando se manter acordado.

  3. Suellen Borges comentou em :

    Excelente e oportuna postagem. "Mens sana in corpore sano", isto é, "mente sã em corpo são", já afirmava o poeta…

  4. Cesar Nakano comentou em :

    Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes . Então galera vamos estudar muito, mas não vamos descuidar da saúde.

  5. Ana Paula comentou em :

    "Não invada a madrugada estudando"

    Evandro na filosofia "façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço!" hehe

  6. Jeronimo Tavares comentou em :

    Eu sempre fico falando isso pra td mundo. No sono profundo ocorre a consolidação da memória de longo prazo.

    Mas enfim, do que adianta perder a saúde para conseguir um cargo público que lhe dê $ se depois gastará todo o $ para tratar da saúde?

    Dedicação e equilíbrio pessoal…

  7. karol comentou em :

    Galera, estudar é importantíssimo, mais não a ponto se prejudicar sua saúde, então durmam e sonhem com a sua nomeação e ao acordar esteja cheio de disposição para engolir os livros….
    BONS ESTUDOS

  8. Franciele - coordenadora Alfa Concursos comentou em :

    É ISSO AI!
    DORMIR E ORGANIZAR O TEMPO PARA O ESTUDO SAO DOIS FATORES FUNDAMENTAIS NO RENDIMENTO!!
    PROGRAME-SE!!
    E EVITE DE FICAR VELHO..FRACO..DOENTE..GORDO E ESQUECIDO!