VOCÊ ESTÁ REALMENTE PREPARADO!

Quando faço essa pergunta, costumo fazê-la com duplo sentido: Primeiro, para saber se o aluno realmente está bem preparado para a prova em si. Saber se os estudos renderam, se todos os exercícios e os simulados foram minuciosamente trabalhados. Segundo e mais importante, se o aluno (concurseiro) está realmente preparado para a REGRA dos concursos!

Meu povo, a regra nos concursos é não passar, a exceção é passar, mas toda regra, absolutamente toda regra, tem sua exceção. Essa mentalização é extremamente importante para o o aluno não se perca (se desespere) após o certame. Digo isso não porque li em livros, não porque alguém me contou, mas porque vivi e vivo isso todos os dias.
Escrevo para os leitores da internet baseando-me em experiências próprias e experiências de convívio dia a dia com esse universo de concursos públicos. Esses dias o Márcio, que é delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, teve a oportunidade de conversar com as turmas do MPU. PF, PRF. No discurso ele foi incisivo em afirmar que ficou “reprovado” em muitos concursos para delegado de polícia e acabou passando no que deu a ele a melhor estrutura de vida.
Veja bem meu povo, o cara faz concurso para Tocantis e não passa, Acre e não passa, Rondônia e não passa e vem a passar em Santa Catarina, olha só! Delegado de Polícia e morando na praia. Então esse era o concurso do cara não acha? Imagina se ele passa antes para o Acre e vai trabalhar lá, nada contra o Acre, mas entre Florianópolis e Rio Branco eu ainda fico 100% com a primeira opção.
Vi certa vez (depois que ele passou para SC) ele vibrando por NÂO ter passado no ACRE e dando Graças a Deus (risos), mas tenho certeza que ele ficou muito, muito arrasado logo após a prova. Mas o certo é que ele tinha equilíbrio e estava preparado psicologicamente para a não aprovação em um, mas com a certeza que o concurso dele ia chegar e chegou!
Na contramão da coisa, conheço vários, digo vários mesmos, amigo que fizeram um cursinho estudaram em casa e tomaram PAU no concurso (lembre-se essa é a regra) e desistiram. Para esses meu povo, não existiu regra, existiu sim o absolutismo, ou seja, fez não passou parou. Fazer o que, cada um tem o que merece, cada um espera da vida o que faz por merecer, cada um, seja homem ou mulher, tem livre arbítrio para tantear sua vida para onde o vento da dedicação levar.
O mais engraçado é que não estou escrevendo para todos os leitores, não é isso. Certo dia estava eu nessa minha mania louca de tentar convencer todo mundo a estudar para concurso e quebrei a cara (risos). Sim quebrei a cara! Parei no posto de gasolina e desandei a tentar convencer todo mundo a estudar para concursos públicos, o lavador, o frentista, o rapaz do bar, enfim até o meio bêbado que estava com um cerveja na mão (por incrível que pareça era o mais interessado no assunto). Pois bem, o lavador de carro falou assim: “Meu filho, olha só, tenho 04 filhos e estou realizado, tenho uma bicicleta porque não sei dirigir e não tenho dinheiro para comprar um carro, não moro de aluguel porque moro nos fundos da casa da minha sogra, meu dinheiro da para comer e estou muito, muito satisfeito”. Caramba, que pancada…rs (risos). Moral da história, cada um tem o que merece e o que te FAZ FELIZ. No caso dele ta tudo certo e ta certo mesmo, porque o que mais importa é a satisfação pessoal.
Pelo meu turno, há cerca de 05 anos o meu carro não tinha nem vidro (depois posto a foto, pois é muito traumatizante…(risos) ), eu nunca estive conformado com aquela situação, assim tomei vergonha na cara e comecei a estudar, depois de muito tombos consegui chegar a tão sonhada aprovação. E não foi só isso, pois consegui várias aprovações. E sabe o que é mais legal:
Hoje eu posso dizer que não fui para a PRF porque não quis, não assumi a PF porque não quis, não sou fiscal do ISS porque não quis e sou agente penitenciário federal por opção e porque amo dar aulas e confio muito na história que , junto com a minha equipe, estamos construindo aqui.
CONCLUSÃO: O Márcio, Eu e muitos outros que chegaram a aprovação tiveram derrotas, dias ruins, incertezas e magoas. Mas o equilíbrio estava presente e o mais importante, estamos preparados para a derrota!
P.S: Postem seus comentários, pois eles são importantes para que a Equipe Alfa Concursos Públicos possa ajudar você tanto na sua preparação como também na parte de motivação!Fé, força e rumo à aprovação!!!

           Evandro Guedes
Professor de Direito Administrativo




2 comentários sobre:
VOCÊ ESTÁ REALMENTE PREPARADO!

  1. PROFESSOR EVANDRO GUEDES comentou em :

    Alex, não só eu, mas toda minha equipe ALFA CONCURSOS PÚBLICOS estamos aqui para ajudar você nessa luta. Pode ter certeza, tudo que falamos aqui é fruto de uma vida batalhada. Nada é fruto de ficção. Tudo é fruto de muita vivência, e da minha parte, fruto de mais de 40 concursos prestados desde 1996. Seja um seguidor do site e junte-se a essa Equipe de LOUCOS, empolgados pela sua aprovação….conte sempre com a gente e não deixe de acessar o http://www.alfaconcursosonline.com.br e assista as aulas do coordenador online e conheça nossas idéias!

  2. Alex comentou em :

    Prof. Evandro, gostaria de parabeniza-lo pelo seu blog que é nada mais que minha grande inspiração para os dias de luta em busca do meu sonho. Saiba que não só suas palavras, mas suas tabelas, seus guias de estudo, etc… são um verdadeiro presente para quem quer realmente vencer.
    Obrigado por me ajudar (e muito) nos dias mais difíceis dessa minha caminha.