COMO ENFRENTAR A ANSIEDADE DO CONCURSANDO

Meu povo, o tema que escolhi para a postagem de hoje é algo de extrema relevância, tendo em vista que os vários meses a fio de estudo causam sensações que chegam a beira da loucura. Isso mesmo, loucura. Senhores, o que posso dizer é que estou completamente habilitado a discutir esse tipo de tema, pois eu mesmo fui e ainda continuo sendo “vítima” desse mal que assola todo concursando e concureiro que se preze!

Para provar que tenho razão e experiência nesse assunto vou postar abaixo indagações que os senhores fazem a si mesmos e alguns chegam a perguntar a seres inexistentes, ou seja, conheço concursando que anda vendo seres místicos e com muita esperança que eles irão ajudar de alguma forma a batalha rumo à aprovação, enfim, lá vai:

Meus Deus, será que vou passar um dia!

Minha nossa senhora, quanto mais estudo, mais parece que não sei nada!

Ninguém da minha família me apoio ou me entende!

Caramba, o dinheiro esta acabando e agora!

Carambão, o dinheiro acabou!!

Sinto-me um diferente, pois só quero estudar!

A TV é minha inimiga e quando assisto TV fico com a maior dor de corno!

Ai, ai, será que esse ano sai o edital!

Ai meu Deus do Céu, saiu o edital! Ele bem que poderia deixar para sair no fim do ano!

Senhores, posso ficar por horas aqui digitando “nossas” reações, isso mesmo, nossas reações. Meus filhos, podem ficar tranqüilos, pois vocês não estão sozinhos nessa luta. Eu passei por tudo isso e ainda passo todos os dias, pois agora minha ansiedade é multiplicada por mil, pois tenho vocês para me preocupar!

Só para que vocês tenham uma idéia, meus monitores viajaram de carro para fazer a prova do TRF 1ª região em Cuiabá e eu fiquei mal os três dias (contudo muito ORGULHOSO) que eles estavam viajando e isso por vários motivos.

Em primeiro lugar, pois além de alunos são meus amigos pessoais.

Em segundo lugar porque passei por tudo aquilo na minha vida por diversas vezes e sei o quanto é difícil.

Em terceiro lugar sei que a minha ansiedade é nada perto do que eles estavam sentindo.

Diante disso, posso afirmar que a ansiedade de vocês não vai passar tão cedo e como não minto de forma alguma para aluno vou postar aqui as fases e as intensidades da ansiedade que vocês sofrerão, então preparem-se e quem é fraco não deve ler, pois os fracos se assustam com as pedras no caminho, mas estou tranqüilo, pois tenho certeza que pessoas fracas não lêemminhas postagem. Assim, lá vão as fases da tormenta:

PRIMEIRA FASE: Essa é a fase que você esta estudando e começa a acreditar que a coisas é séria. Nessa fase, o aluno começa acreditar que o esforço vai dar certo e o edital é sua maior expectativa.

SEGUNDA FASE: Saiu o edital!!! Putz, aqui o concursando fica louco e quer rever tudo de uma vez só. Perde o sono e não quer sair do cursinho e o dia da prova chega mais rápido do que nunca. Aqui a ansiedade pode detonar o concursando na hora da prova, mas fiquem tranqüilo que eu e minha equipe temos táticas montadas para segurar a sua ansiedade e controlar você no dia da prova na base da técnica!

TERCEIRA FASE: Depois de aprovado no concurso começa – por incrível que pareça -, a pior fase. Aqui você já esta aprovado e quer ver a nomeação. Meu povo, essa ansiedade é a PIOR de todas, pois você pode ficar – dependendo do concurso ou de sua classificação – esperando por meses e até anos. Todos- que não pararem de estudar -, chegarão a essa fase, aqui meu amigo é duro, mas o remédio é chamar o seu concurso de “soldado de reserva” e estudar forte para outros mais atrativos!

QUARTA FASE: Depois de nomeado, empossado e de entrar em exercício a sua ansiedade é outra, aqui você gasta mais do que pode e já se endividou todo e a ansiedade pode se dividir em duas: Primeira é o desespero para começar tudo de novo e passar desesperadamente por todas fases, pois aqui você já nem liga mais para as fases da ansiedade e sim para as divididas que adquiriu no seu serviço público. (risos) Segunda: Aqui você esta ansioso é para se aposentar, pois o que importa na verdade é ganhar bem e ir para a praia e o resto é o resto (risos).

Conclusão: Meus filhos, podem ficar tranqüilos, pois é do esforço que nasce as maiores vitórias dessa vida. Eu sempre fui um trabalhador e um batalhador e graças ao bom Deus tenho a oportunidade de contar tudo que passei desde 1998 para estar aqui onde estou.

Converso sempre com o professor Daniel Sena e ele tem sempre a mesma opinião: “-É inigualável a oportunidade que temos de poder mudar a realidades de pessoas maravilhosas que nos procuram”. Estou maravilhado com a perspectiva de poder ajudar pessoas normais – como eu -, a poder conquistar a tão sonhada estabilidade financeira!

P.S: Vou dar uma dica valiosa. Cuidado com leituras de motivação que os senhores estão tendo contado. Vejo pessoas todos os dias ganhando dinheiro a custas de pessoas boas e esforçadas. Senhores pesquisem e observem, pois observação é a expectativa do sábio. Trabalho aqui com pessoas normais e sofridas posso afirmar com todo a minha experiência e meu coração que trabalhamos todos os dias com pessoas desfavorecidas e que se esforçam ao máximo, por esse motivo eu e minha equipe estamos tanto na Web como no curso presencial para ajudar você a conquistar seu futuro.

A equipe Alfa Concursos Públicos agradece a confiança e seu esforço!

P.S: Comentem os artigos, pois isso é muito importante para sabermos o que você pensa. De toda sorte, você é a estrela que brilha mais forte em nossos pensamentos e lembrem-se, sou carente e necessito dos comentários para viver bem!!! (risos)

Fé, força e rumo a aprovação!!!

Evandro Guedes

Diretor do complexo de ensino Alfa Concursos Públicos e Alfa Online

Professor de Direito Administrativo

Concurseiro apaixonado no que faz e o seu maior torcedor



2 comentários sobre:
COMO ENFRENTAR A ANSIEDADE DO CONCURSANDO

  1. Antonio comentou em :

    Grande Evandro!!! Estou sempre acompanhando o "nosso" site. (rsrs). Parabéns!!
    E vamos em frente!!!

    Abraços

  2. Ricardo Vieira comentou em :

    Ow professor Evandro você e o SENA são os meus idolos…ja até arranquei o poster do "metallica" aqui do quarto e vou colacar uma foto de vocês (risos)bom…parabens pelo trabalho um dia quero chegar a este nivel!