A IMPORTÂNCIA DA PACIÊNCIA PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS!

Meus caros alunos e leitores, hoje vou postar uma experiência pessoal intimamente ligada aos concursos públicos. Mas antes disso gosto sempre de frisar que tudo que posto no site são experiências pessoais reais, Não li nada  em livros, tampouco alguém me contou, essa é a magia da coisa!
Em 2008 eu estava estudando muito para diversos concursos e em especial para o concurso da Polícia Rodoviária Federal (eu já era agente penitenciário federal nessa época), pois bem, nesse ano consegui efetivar uma preparação bem sólida. Eu estuda em média umas 8 a 10 horas diárias (eu trabalhava e ainda trabalho na escala de 24h X 72h). Assim, fiquei o ano de 2008 inteiro nesse objetivo. Eu uso desde 2005  a tabela de estudo que desenvolvi – a tabela esta nas postagens antigas com o nome de MANUAL DO CONCURSEIRO.
Bem, no dia “D” eu estava em Campo Grande- MS para a realização do concurso e acreditem, nesse dia deu quase tudo errado! Não sei explicar, mas tento justificar. Senhores (a), viajei de ônibus por várias horas um dia antes do concurso (primeiro erro), não avaliei a cidade antes e quando cheguei lá me surpreendi, pois estava bem quente ( Segundo erro ).
No dia da prova cheguei ao local com uma hora de antecedência, só para reforçar a prova foi realizada as 14 horas. Assim, cheguei no colégio que realizaria o certame na hora certinha e fui fazer um lanche, para minha surpresa só tinha “lanche mesmo”, dessa forma, tive que comer “qualquer coisa” (terceiro erro). Meus caros alunos, fui fazer a prova e a sala não tinha ar-condicionado, tinha somente um ventilado que ventava ar quente em um ambiente que já estava mais quente.
Conquanto os problemas me perturbavam eu ainda tinha as técnicas para fazer a prova e tudo esta muito vivo na minha cabeça, seqüencia certinha: 1) Redação, 2) Prova objetiva, 3) Marcação do gabarito, 4) “Ir para a galera!”.
A primeira parte foi feita, tudo certinho. A prova objetiva com alguns escorregas normais também. Agora, a marcação do gabarito foi um fiasco. Meus amigos, o calor esta me dando vertigem e deixei exatamente os 30 minutos programados para a marcação do gabarito. Nunca vou me esquecer, nas questões 31, 32 e 33 aconteceu a desgraceira! Acreditem eu ERREI A SEQÜENCIA, ou seja, eu marcava 31 da prova no 32 do gabarito e assim foi nas três questões, resultado: Sai da posição 70 +- e fui la parar lá no final da fila, mas ainda assim consegui a classificação em 3 vezes o número das vagas.
Fui fazer as outras fases em Cuiabá-MT e isso foi muito bom, pois tive o prazer de ver a maior prova de perseverança que já presenciei na minha prova física (essa é a história do gordinho da PRF, mas essa é outra história!). Enfim, porque relatei isso e o que tem haver a paciência do título com isso tudo, até parece que estou fugindo do tema não é?
Meus caros alunos e leitores, vou postar aqui o e-mail que recebi e depois responderei a pergunta na conclusão.
_____________________________
Caro Excedente,

Já se encontra no site www.eprf.kinghost.net o novo modelo de FIC e a lista Exames Médicos e Complementares pedidos pelo DPRF para a posse.
Esses documentos foram disponibilizados pelo COEN/DPRF para agilizar o levantamento da documentação.
A pedido deles está sendo feito, no mesmo site, o levantamento dos excedentes que participarão do CF.
Se há interesse da sua parte acesse e faça o cadastro urgente.
Se você conhece alguém que não acessa o fórum, ou não é cadastrado, repasse essa informação.
Att.

24 de maio de 2011!
Telson Cavalcante – Vorti

_____________________________________


Conclusão: Meus amigos, com todas as adversidades, com todos os problemas, enfim, com todos os erros ainda assim o concurso ficou na “reserva” e 3 anos mais tarde aconteceu isso ai, vou ser chamado. Logicamente não vou assumir por situações obvias, mas o importante é a lição que isso deixa para todos nós, a sorte existe sim, mas somente quando você se prepara muito, pois mesmo com erros você consegue ter forças para chegar a aprovação. “A sorte de quem estuda para concursos e quando a preparação encontra a oportunidade!”.

Só para lembrar, em 2009, muito mais calmo fui aprovado com folgas no concurso da polícia federal para escrivão, dentro das vagas certinho, sem problema algum, mas também não assumi. 

Então, fica ai a dica, preparem-se de forma contínua e organizada e principalmente tenham paciência  uma hora a sua hora chegará!

Fé, força e estarei aqui todos os dias, ajudando você a ter fé em você mesmo!

Evandro Guedes
Professor de direito administrativo
Diretor do complexo de ensino Alfa Concursos Públicos e alfa on line

P.S: Comentem as postagens, pois isso significa muito e ajuda a melhorar os site!


PARTICIPE DE TODAS AS PROMOÇÕES E SORTEIOS DO SITE É FÁCIL E RÁPIDO!


Seja um seguidor do nosso site e do twitter e concorra ao sorteio de vários prêmios do site. É fácil participar da promoção, veja como:

  1. Vá ao lado direito desse site e seja um seguidor, veja na figura abaixo:

 

  • Acesse o twitter indicado acima e seja um seguidor do professor Evandro Guedes, caso você não tenha um twitter, cadastre-se é fácil, gratuito e rápido!
  • Para participar da promoção e dos sorteios é muito fácil, envie um e-mail para professorevandroguedes@gmail.com com o assunto: QUERO PARTIPAR DE TODAS AS PROMOÇÕES E SORTEIOS!
  • Pronto, depois disso você concorre semanalmente a vários sorteios e a várias promoções, o cadastro via e-mail é simples e será feito uma só vez!

 

 


OS SORTEIOS SERÃO DE  CAMISAS, APOSTILAS, BOLSAS , LEMBRANDO QUE SERÃO SORTEADOS VÁRIOS LIVROS E TAMBÉM BOLSAS DE ESTUDOS NO www.alfaconcursosonline.com.br


QUER PASSAR NOS MELHORES CONCURSOS DO BRASIL SEM SAIR DE CASA? ACESSE:





3 comentários sobre:
A IMPORTÂNCIA DA PACIÊNCIA PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS!

  1. Lia comentou em :

    Olá,
    Sou concurseira e criei um blog como válvula de escape. Embora não tenha "tantos" acessos assim, têm companheiros de luta que dão uma lidinha. Li e gostei muito do seu depoimento. Eu poderia postar no meu blog (com a devida referencia e autoria, claro)?
    Grata,
    Lia

  2. Alex comentou em :

    Fala Professor!
    Mais uma vez adorei suas dicas, de grande valia!
    Estou no meu primeiro cursinho, e depois de muita luta, retornei de onde morava (EUA), somente para realizar um sonho de criança que é entrar na PF. Além do estudo duro, dou total importância as dicas, de quem chegou lá. Acredito que estudar certo é muito melhor que estudar muito, (apesar que estudo muito tbm). Mas hoje estando no meu primeiro cursinho (carreiras policiais) vejo que o uso de técnicas como as suas, estão me deixando bem proxímo demuitos que já fizeram vários cursinhos. Obrigado mais uma vez.

    Alexandre – DF
    Segue uma frase que me inspira muito no uso das técnicas de estudo.

    "Se eu tiver 8 horas para cortar uma árvore, ficarei 6 horas afiando o machado"

    Abrahan Lincoln

  3. Ricardo Vieira comentou em :

    Evandro!
    Com essas dicas não tem erro…esta ai uma sequencia de erros que podem ser evitados, como por exemplo: alimentação, vestimenta adequada ao ambiente, calma e coesão na hora de passar pro gabarito…cara! imagine vivenciar isso tudo sem essas dicas! (tenso)
    até mais professor! parabenz pelo trabalho.