POR QUE É PRECISO ESTUDAR PORTUGUÊS PARA PASSAR NO CONCURSO

Meus caros leitores, vocês já devem estar cansados da minha insistência no sentido de praticamente “força-los” a estudar portugês. Mas isso tem um porque! Os concursos públicos no Brasil estão cada vez mais elaborados e a concorrência aumenta a cada ano.
Diante disso, o domínio de uma matéria – veja bem uma úinica matéria – que domina cerca de 40% da prova é fundamental para a aprovação do concursando. Costumo dizer o seguinte: “-O que adianta se matar de estudar direito, se em alguns concursos todas as matérias reunidades dessa espécie representam 30% da prova e deixar o português de lado, que por vezes representa 40% da prova?
É muito comum eu ouvir o aluno falar assim: “Poxa professor, não estudei quase nada para o concurso “X” e fui bem na prova”. Nessa situação eu responso: “- Filho(a) você que pensa que não estudou, veja bem, você esta matriculada no curso “Y” correto. Então, nesse curso você tem na gradde de matérias português, informática, RLM, conhecimentos gerais, essas matérias são básicas. Esse concurso “X” que você fez as matérias básicas representam mais de 70% da prova, mesmo chutando o resto ou estudando pouco a tendência é você ir razoavelmente bem na prova, pois domina o básico!
Assim é fácil perceber que o concursando deve estudar todas as matérias do edital, mas deve também dar muita atenção ao português, isso por dois motivos básicos: 1º Português está presente em todos os editais. 2º O Português é uma matéria complexa e o aluno demora vários meses e muitas horas acumuladas de estudo apra começar a entender as provas!
Por esses e outros motivos que conto – graças a Deus- com os dois melhores professores de português do Brasil e eles vão dar aqui nessa postagem , valiosas dicas de estudo. Um abraço e segue as dicas:
 Dicas de preparação para o concurso dos Correios

Professor Pablo Jamilk
(especialista nas bancas CESPE-UNB, ESAF )

Meu caro concursando, vamos entender, agora, como garantir a nossa aprovação no concurso que está por vir. A sua preparação deve primar por um elemento fundamental: a ORGANIZAÇÃO. Acredite, a Língua Portuguesa é apenas uma questão de ORGANIZAR OS CONTEÚDOS, portanto, vamos lá. Em primeiro lugar, está a MORFOLOGIA, pois ela é a nossa base para progredir com os conteúdos. Nesse aspecto você deve direcionar seu estudo para as classes de palavras mais relevantes para a banca em questão. Como, neste caso, a banca é a CESPE/UNB preste maior atenção em PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES, PRONOMES e VERBOS.
Como fazer: estude, em primeiro lugar, o conteúdo formalizado. Depois, crie tabelas que facilitem a visualização e carregue-as consigo, lembrando, sempre de lê-las três vezes ao dia (sim, como se fosse um remédio), assim você decora e consegue lembrar na hora da prova. Do mesmo modo ocorre com FORMAÇÃO DE PALAVRAS: monte uma tabela, com um exemplo de cada processo, para facilitar a assimilação do conteúdo. Por favor, meu amigo, fique atento às questões relativas ao sinal grave indicativo de crase, principalmente nos casos proibitivos. Por fim, acredite, persista, com organização e boa-vontade você consegue arrebentar com a prova de Língua Portuguesa! Eu Garanto!


Os comentários estão encerrados.