A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO COM O CONCURSANDO.

Meus caros leitores, venho aqui hoje falar sobre o respeito ao concursando. Lembrando que a expressão concursando deve ser usada para identificar aqueles que estão estudando para os concursos públicos e concurseiro para os que trabalham com concursos públicos. Dessa forma, você meu aluno é classificado da primeira forma e eu da segunda.
Diante disso, várias questões que suscitarei aqui são fruto de pura experiência e de forma alguma foram objeto de pesquisa em livros. Lembrando que todas as minhas postagens são fruto de pura convivência e muitos anos envolvido em corredores de cursos preparatórios, seja como concursando ou como concurseiro.
Meus caros, respeito ao concursando, ou seja, a você meu aluno é algo fundamental e deve ser observado até nas menores postagens. Dessa forma, as reuniões da equipe de professores e da equipe administrativa do Alfa Concursos Públicos são baseadas sempre nesse princípio. Vou elencar abaixo uma lista de prioridade de respeito que você deve seguir sempre que desejar estudar em um curso preparatório ou até mesmo quando estiver na web lendo um simples artigo. Assim, leia e condense as idéias, pois estudar a mais ou a menos ou ainda o que é pior estudar errado levara você cada vez mais longe da tão sonhada aprovação no concurso público.
Segue a lista – que com toda certeza mudará sua perspectiva de estudar para concursos públicos:
1. Quando estiver diante de um professor de cursinho preparatório você deve ter total confiança no que ele fala, pois ele estudou muito apenas uma matéria enquanto você meu aluno – por vezes – estuda até 15 matérias.
2. Caso você perca a confiança no professor pegue seu material coloque debaixo do braço e vá para casa estudar, pois mais vale estudar em casa do que assistir uma aula onde você não confia no professor.
3. Caso o professor erre em algum ponto, procure-o no intervalo e converse com ele, caso você tenha certeza que ele errou e prove para ele cabalmente e ele ainda assim insista no erro ou não se justifique na sala para os outros alunos, esqueça esse professor e vá estudar em casa, pois a falta de personalidade dele pode ser decisiva para o mal na sua prova. Lembres-se que uma questão pode deixar você fora do seu sonho da aprovação no concurso.
4. Meu caro, entrou em sala de aula e percebeu que o professor esta errando muito, vá para casa estudar, pois esse cara não é professor, pois professor de verdade dá a vida pelo o aluno. Isso é fundamental e se ele erra muito é porque não se preparou para aula e se ele não se preparou é porque não tem respeito e se não tem respeito não merece a sua ilustre presença na sala. Não reclame, somente vá para casa e claro, detone ele para a coordenação do curso!
5. Cuidado com material de apostilas, por vezes elas não são revisadas há tempos e algumas são puramente comerciais. Dessa forma, procure as que são de fonte segura! Lembrando que as apostilas do Alfa são revisadas mensalmente pela equipe de professores.
6. Material grátis na internet é literalmente “bucha de canhão” se não vier de uma fonte confiável. Então faça uma triagem para saber o que você anda estudando.
7. A máxima é que o aluno deve ser poupado de baixar material e exercício da net. Assim é muito mais fácil um curso preparatório que forneça exercícios novos da banca examinadora que você está estudando e que de suporte para a correção dos mesmos, pois é bem diferente resolver exercícios sozinho e com o professor!
8. Caso você mande e-mail para o curso ou para o professor e ele não responda você, vá atrás dele e cobre, pois dar aula para curso preparatório é muito mais que somente ministrar aula, é viver a vida do aluno, pois nos corredores do cursinho não temos simplesmente alunos, temos amigos e com amigos temos muito responsabilidade!
9. Ter respeito com o aluno é motivá-lo, no entanto entendo que fica difícil cobrar que alguém motive você, isso tem que ser uma coisa que nasce com a pessoa. Contudo, continuo achando que a motivação é parte integrante do respeito. A motivação meu povo está presente em várias vertentes, desde um material bem elaborado até testemunho de via. Seja como for, eu sei que vocês conseguem identificar o professor ou membro da equipe que se importa com você!
10. Não se sujeite a ser mal atendido, o curso preparatório realiza sonhos de vida e se o sonho é seu. Cobre educação, cobre uma pessoa bem humorada atendendo você, cobre tudo que você tem direito, pois na realidade você é nosso maior compromisso!
Conclusão: Meus caros, costumo dizer nas minhas aulas que estudar em um curso preparatório é algo totalmente diferente. Quando estamos no ensino fundamental estudamos pois nossos pais nos impõe essa responsabilidade. No ensino médio começamos entender o que é estudar, mas ainda assim é uma obrigação.
Na universidade – na maioria das vezes -, chegamos sem entender direito o que esta acontecendo. O primeiro e o segundo ano é somente festa, tudo novo e a idéia de liberdade é muito latente em nossas cabeças. No terceiro ano começamos a nos questionar se é aquilo mesmo que queremos fazer e chegamos a ponto de nos questionar se vale à pena continuar. No quarto ano não paramos de vez porque já estamos da metade para frente do curso e o investimento gasto nos impede de fazer qualquer coisa. No quinto ano conseguimos apenas ver a porta de saída da universidade e ficamos desesperados para que o curso acabe rápido.
Diante disso, a fase da faculdade é muito interessante, pois lá professor bom é professor que dá nota e não cobra falta, ou seja, que não enche o saco. Contudo, quando nos deparamos com a realidade a coisa muda, você olha para trás e pensa: – Meus Deus, estudei por cinco anos, não sei nada do meu curso e não tenho emprego e agora?
Meus filhos, o curso preparatório é um lugar feito para realização de sonhos, em um dia você nada tem e um belo domingo você vai fazer o seu concurso público e no outro dia sai o gabarito da prova e você tem certeza….passei!!! Pronto, você esta amparado e com seus sonhos sendo realizados.
Enfim, veja o curso preparatório como algo que pode e vai mudar sua vida. Seja o curso presencial ou seja o curso via WEB tenha sempre a certeza que você está sendo respeitado. O que posso garantir a você é que o tanto o Alfa Concursos Públicos como o Alfa concursos Online estão sob meu comando e seja como for você será respeitado até o último minuto. Posso afirmar que tenho muito orgulho de fazer parte de uma equipe que se importa e respeita muito você meu aluno, por esse e outros motivos ADORO dizer que “Quem compara, escolhe o Alfa!”

P.S: Dedico essa postagem a melhor equipe administrativa de concursos públicos do Brasil, que muito me orgulham!!!

Evandro Guedes
Professor de Direito Administrativo
Direito do complexo de ensino Alfa Concursos Públicos e Alfa On-line
Concurseiro de apaixonado no que faz!


2 comentários sobre:
A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO COM O CONCURSANDO.

  1. luciele comentou em :

    QUAL A IMPORTANCIA DO RESPEITO EM NOSSAS VIDAS

  2. Cristian Lima comentou em :

    Orgulho-me de fazer parte dessa equipe, sinto-me emocionado quando pegamos os resultados e lá esta um monte de alunos aprovados por mais que meu nome não esteja na lista ainda, fico orgulhoso de fazer parte da aprovação de nossos colegas de aula, por menor que seja minha participação nela, mas também como aluno e por fazer parte desta esquipe (diga-se de passagem) a melhor, sei como os professores dão duro nos estudos para cada dia ensinar melhor a sua matéria, a nossa única maneira de como alunos retribuir a esses professores é nosso estudo e consequentemente a nossa aprovação. Deus é Pai.
    Vamos estudar!…