PLANO DE ESTUDO PARA O INSS 2011 "ANALISTA E TÉCNICO"

PLANO DE ESTUDO PARA O CONCURSO DO INSS

(SEM EDITAL ABERTO)
Meus caros leitores, elaborei um plano de estudo para o concurso no INSS. Esse plano de estudo contemplará as matérias comuns aos cargos de técnico e analista (PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E RLM, INFORMÁTICA, ATUALIDADES, ADMINISTRATIVO, CONSTITUCIONAL E PREVIDENCIÁRIO).
Dessa forma, o concursando poderá adaptar o plano de estudo de acordo com sua realidade, lembrando somente que costumo colocar um tempo mínimo de estudo em casa que somado ao curso preparatório será o suficiente para a aprovação.
Sem mais delongas vamos ao plano de estudo:
TABELA DO PLANO DE ESTUDO

(tabela 01)
TABELA DO PLANO DE ESTUDO

(tabela 02)
MANUAL DE INSTRUÇÃO DA TABELA DE ESTUDO:
1. Esse plano de estudo é básico e é para iniciantes. A primeira linha diz respeito ao tempo de estudo e a primeira coluna é simplesmente uma referência para ser seguida. Dessa forma, o aluno começa a estudar português, depois matemática, administrativo, constitucional e pula imediatamente para a linha abaixo em que estudará informática. Assim, o concursando vai passando todas as fases até chegar a previdenciário da fase 05, depois disso é adaptar a tabela a sua realidade, ou se você gostou da formatação deve seguir a fase 01 novamente e recomeçar o plano de estudo.
2. No início o aluno deve estudar duas matérias por dia mais o curso preparatório. Dessa forma, o concursando ficará com 4 horas dias de estudo mais o suporte do curso preparatório. Isso será o suficiente para passar em um concurso do porte do INSS estudando de 6 meses a um ano. Assim, caso você coloque como média o mínimo, ou seja, 2 horas diária, terá que dobrar esse tempo de estudo e cortar pela metade o tempo da tabela, ou seja, estudar 1 hora cada matéria. Por outro lado, se você tem muito tempo ocioso, você pode subir o tempo de estudo, ou seja, 3 horas, 4 horas por matéria, mas lembrando sempre que o máximo são 2 matérias por dia.
3. Tente passar 2 vezes pela tabela somente com conteúdo de matéria, deixe a resolução de exercícios e de provas anteriores para quando você tiver alguma base de estudo. Dessa forma, ao passar 2 vezes pela tabela, você terá uma base mínima, ou seja, 80 horas de estudo em casa mais o suporte do curso preparatório.
4. As duas horas por matérias devem ser seguidas a risca e você concursando deve estudar as duas matérias por dia até mesmo aos domingos e feriados, pois o edital está preste a sair e não poderemos nos dar ao luxo de perder um concurso desse vulto.
5. Pelo plano que fiz a cada 4 dias você repete a matéria que estudou no início do plano de estudo, dessa forma, as matérias ficarão sempre vivas na sua mente. Não adianta nada tentar “fechar” uma matéria para depois estudar outra, pois assim você ficará vários meses sem estudar algumas matérias e estudará demais outras e quando voltar na matéria que “fechou” já não se lembrará de nada. Então vai a dica: Estude de forma que reveja a matéria em curtos espaços de tempo. Assim, todas estarão em sua cabeça no dia da prova.
6. Após uma ou duas passadas na tabela você já estará apto a efetuar exercícios e elaboração de resumos (ver tabela 02). Lembrando que a tabela é somente para referência e você poderá adaptá-la a sua realidade.
7. As matérias de português e matemática foram privilegiadas nessa primeira tabela, pois ficaram com uma carga horária superior as demais. Isso se deu pois a carência dos concursandos estão ali previstas. Acreditem ninguém sabe português a ponto de “acertar 80%” da provas, tampouco chegar a “gabaritar” as questões. Então, estude essas com mais afinco e se puder, façam um módulo específico paralelo ao curso regular, isso mudou a minha vida e poderá mudar a sua também!
CONCLUSÃO: Essa tabela de estudo é o ponto inicial para que o concursando consiga se organizar e não fique perdido com o material de estudo em casa e evita também o efeito “só estudo o que gosto e não estudo o que não gosto”. Esse efeito é comum ao concursando que está no inicio da preparação, pois ele tem a tendência de abandonar as matérias que não tem dominio ou que são de difícil entendimento e só estuda as mais faceis. Esse e outros erros comunus serão eliminados com essa tabela de estudo.
P.S: Por favor comentem o artgo, pois é assim que consigo medir a necessidade dos concursandos. Forte abraço!
Professor Evandro Guedes
Professor de Direito Administrativo
Diretor do complexo de ensino Alfa Concursos Públicos e Alfa On line.


11 comentários sobre:
PLANO DE ESTUDO PARA O INSS 2011 "ANALISTA E TÉCNICO"

  1. jeany comentou em :

    Obrigada pelas dias. Ja faço cursinho, mas ainda ficava meio perdida com meu plano de aulas.

    Valeuuuuuuuu

  2. Dani comentou em :

    Evandro,

    Parabéns, vc é muito bom mesmo!Obrigada pelo quadro de horário. Queria te perguntar o que vc acha em relação a horas de estudo pois estou terminando um curso presencial e não consegui acompanhar o mesmo, ou seja, ainda não começei os estudos para valer. A partir da semana que vem terei o dia todo livre para estudar, vc acha que dá? Tô pensando em estudar 3 horas de manhã e umas 4 horas de tarde e finais de semana. Vou fazer um curso com vcs e queria que vc fosse bem sincero pois vc falou em 6 meses á um ano para passar. Posso fazer isso acontecer á partir de agora? Tô tentando me motivar mais e acho que vc poderá me ajudar nesse quesito, já vi que vc é craque nisso. Aguardo teu retorno, Obrigada mesmo! Grande abraço!

  3. Talita Lima comentou em :

    olá professor, sou acinant do blog estava muito satisfeita com o progeto de acompanhamento de exercício, pois mim norteava. No entanto tem 2 semanas que nada chega pra mim, gostaria de saber de oproblema é com meu email ou são vcs que não estão mandando… obri…

  4. rogerio comentou em :

    Muito obrigado por essas dicas, muitíssimo obrigado, que Deus ilumine você muito mais
    Abraços

  5. Vanessa comentou em :

    Ola!!! adorei!!!Sou iniciante nos concursos…
    Eu assisti aulas no youtube de Direito Prev. estou no "final" do estudo de Dirteito Prev. das aulas do curso que comprei pela internet …terminado essa semana a parte do Dirt. Prev. irei resolver as 400 questoes relacionada a materia q estudei !!! Logo em seguida irei estudar conforme sua orientção… seguindo a tabela…
    Obrigada pela informação!!!

  6. Érica comentou em :

    Professor, seria possível postar uma tabela para quem já "matou" essa??

  7. Wania comentou em :

    Muito bom professor… hj foi na veiaa..entrei exatamente procurando algo q me auxiliasse pra estudar…vlw bjoss

  8. Lucas comentou em :

    Show de bola o plano de estudo!

    Acho que todo concursando iniciante tem dificuldade para achar uma forma eficiente de estudar, com certeza esse plano de estudo vai auxiliar nos meus estudos.

    Abraço!

  9. tati comentou em :

    Muito bom!!!
    Com certeza com esse plano de estudo vai ficar muito mais fácil..

    Abraços

  10. Antonio comentou em :

    Parabéns pelo Blog professor!!
    Estou sempre acompanhando!!

    Abraços

  11. Ademar comentou em :

    Acompanho o blog e achei bem interessante o plano de estudo, vc não me respondeu sobre as dúvida q mandei por e-mail.