O IMPORTANTE É ESTUDAR CERTO! ANALISE DE BANCA EXAMINADORA PELO PROFESSOR EVANDRO GUEDES!

ESTUDO DE BANCA PARA O CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL
Meus caros leitores, hoje vamos começar a saga pela melhor preparação nos concursos mais concorridos do Brasil. Dessa forma, começamremos com a analise da banca Cespe Unb (PARA O CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL) no que foi historicamente a composição da prova.
Portanto, através da analise de provas passadas poderemos seguir uma linha e dar peso as questões e consequentemente saber o que precisa ser focado. Conquanto a prova tenha suas peculiaridades, a analise sistematica do número de questões nos da uma rota para seguir. Pensando dessa forma montei a seguinte tabela e a partir dela montei um roteiro que devemos seguir para majorar a nossa preparação.
ANALISANDO A TABELA:
  1. Português: A parte geral da prova representa 48% do todo, sendo português o conteúdo com mais peso. Aqui devemos tomar muito cuidado, pois essa matéria será decisa em sua prova. Diante disso, posso afirmar que o português será o divisor de águas. Os concursandos em geral não dominam a lingua portuguesa e tamb´´me não se esforçam muito para dominar. Assim, 99% dos concursandos estudam muito as matérias de direito e muito pouco o português. Todos os dias vejo alunos me perguntando o seguinte: -“Evandro, como você fez para passar em 11 concursos?”. Eu respondo: “Filho, eu sempre, digo sempre – até hoje -, estudo português!” Então lá vai a dica: Estude português sempre e sempre e você vai sair da multidão e brilhar forte no dia da prova!          APOSTA DO PROFESSOR: Meus caros alunos, vejam a evolução da cobrança dessa matéria nas provas da Cespe, alguém tem dúvida que no próximo concurso virá mais de 30 questões? Bem, eu não tenho a menor dúvida, então lá vai minha aposta para o próximo concurso: Questões de português entre 30 e 35 questões!
  2. Atualidades, aqui não tem mistério: Assista as aulas, compre o manual abril, assista jornais e pronto. Mais uma dica: Big Brother Brasil, novela, chaves, pica pau e outras aberrações televisivas não caem na prova então fique atento!
  3. RLM: Aqui meu amigo é fazer exercícios até a mão cair, pois a banca cespe unb é previsivel ao extremo, sempre, digo sempre, cai a mesma coisa. Estude lógica das preposições, silogismo, tabela verdade e similares e você vai muito bem obrigado.
  4. Informática: Aqui mora o perigo, digo isso porque em 2009 praticamente me tirou o primeiro lugar nacional. Veja bem, passei nas vagas para escrivão, errei somente uma de português, mas ERREI 09 de informática, detalhe: Das 14 fiz nove e deixei 5 em branco e consegu errar as 09, isso mesmo incrível onde era errado coloquei certo e onde era certo coloquei errado, veja bem, incrível!!! Chutei ao inverso, assim é mais fácil ganhar na loteria não acha!!! Mas o  pior é que não chutei, eu realmente achava que sabia. Fico trabahando com o computador o dia todo, escrevo livro, achava que dominava o word, excel e outros aplicativos. Diante disso, o que aprendi tomando na cabeça: -Não adianta, estudar para concursos é estudar a teoria, pois na prova cai para fazer na caneta e não no computador. Então lá vai a dica: Saia do seu pedestal e pare de achar que porque você sabe usar Msn, Orkut e outros aplicativos que isso irá ajudar você a acertar questões, pois não vai. Estudar a teoria, assistir as aulas é que irá resolver você na prova.
  5. Direito: Aqui é barbada, assista as aulas e estude em casa, estudar direito é gostosa e todo mundo aprende, isso não vai fazer a diferença na prova, pois todo mundo sabe direito. Dica: Faça o feijão com arroz e não erre nada aqui.
  6. Específicas: Aqui mora o segundo perigo, o primeiro é português. AFO, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO são matérias que causam bloqueios nos concursandos. Meus Deus do céu, filho(a) você quer ser PF, quer prender as pessoas e fazer o bem para sociedade, quer ser um super cara vestido de preto e tirar a maior onda porque passou em um concurso que todo mundo quer? Então, faça a diferença e PELO AMOR DE DEUS estude essas matérias. Mas estude correto, faça um curso que saiba direcionar você sempre dentro do edital. Não da para aprender tudo, mas 50% dessas questões na prova são pura teoria então dá para dominar bem e acertando 50% delas você estará nas vagas no final das contas.
Conclusão: Meu povão, a maioria absoluta dos concursandos estuda muito errado, assim devemos nos destacar da multidão, mas como fazer isso? Resposta: Devemos estudar certo e estudar certo e saber que algumas matérias necessitam de mais atenção que outras.
As matérias de Direito são de mais fácil assimilação, porque é gostoso ficar discutindo questões com os amigos que também estudam. Agora, o dificil é ficar discutindo questão de portugês, porque no seu dia a dia você mesmo fala muito errado e transformar o errado da fala no certo da escrita é muito dificil.
Dica do professor: Estude muito o que você sabe menos e gosta menos e estude menos o que você sabe mais e gosta mais. Pronto, está ai sua formulazinha de bolo.
Evandro Guedes
Professor de Direito Administrativo
Direito do complexo de ensino Alfa concursos Públicos e Alfa On Line


Os comentários estão encerrados.