UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO! MAS ISSO, ESTUDANDO!!!

Meu povo, todo ano nós recebemos por e-mail e por todos os meios possíveis as boas festas de natal e ano novo. Como não pode deixar de ser diferente, tembém deixarei aqui as boas festas. Contudo, diante de nossa situação de “sofredores”, nós concurseiros e concursandos de plantão não podemos simplesmente abandonar toda a preparação e nos “enterrar” nas festas. Diante disso, vou dar minhas boas festas seguidas das “DICAS DE NATAL E ANO NOVO”.
Dicas para os dias de festas:
Sei o quanto é difícil estudar nessa época, o cursinho de recesso, as cervejadas, a preguiça de final de ano, tudo isso conspira contra nossa preparação, mas ai vem a pergunta que não quer calar…. O que fazer? Meu povão, não tenho receita mágica para isso, dessa forma, vou passar o que vivi e o que fiz para não perder o pique da preparação nessas épocas do ano.
Periodo entre o natal e o ano novo.
Essa época é muito boa para largar um pouquinho aquela rotina pesada de estudo. No entanto, 20 dias parado (calculando +- do dia 20/12 ao dia 10/01) é um impacto que você – que está estudando -, não pode se dar ao luxo. Assim, o perfeito é pegar esse período para “organizar” os estudos. Essa hora é fundamental, assim pegue todo o seu material e vá separando o que serve para você e o que está “desatualizado” ou é simples intulho. Após separar todo o material que você realmente irá usar comece a organizar seus ficharios, resumos, separar os exercícios. Dessa forma, o planejamento de estudo estará amparado pelos materiais certos.
Essa hora também é perfeita para você se planejar em uma bibliografia básica, planeje-se para comprar os novos livros e – é sempre bom – entrar o ano com material novo. Sei das dificuldades financeiras, mas aproveite as comprar de natal e adquira uns cadernos ou ficarios novos e novas canetas – não se esqueçam, de várias cores!
Aproveite esse preriodo também para baixar várias provas de concursos anteriores e criar “apostilinhas” somente de provas anteriores, assim , quando você realmente começar a estudar você não vai precisar “perder tempo” com essas coisas.
Um boa dica é montar nesses dias seu quadro de estudo, separar as matérias por prioridade e fazer um planejamento a médio prazo. Estime-se a estudar até o final de 2011 – diga-se de passagem um período curto de tempo -, assim você segura a ansiedade dos “paus” que vêm pela frente. Amigos, os “paus” que me refiro são as reprovações, que podem ter certeza absoluta elas virão. Mas tudo faz parte da preparação, pois ficar reprovado nos concursos é regra e a exceção é passar, mas toda regra encontra a sua exceção!
Conclusão: Meus caros leitores, sei que dar boas festas dessa forma pode não ser a forma mais agradável, mas uma coisa é fato: – Sempre adorei receber algo que realmente faria diferença na minha vida. Estou nessa guerra há mais de 10 anos e isso sempre foi fundamental na minha preparação. Espero que essas dicas simples ajudem vocês de alguma forma a chegar na aprovação que tanto sonhamos.
Observação: Estou acabando de preparar o manual do concurseiro 6ª parte – O plano de estudo completo. Assim que ele ficar pronto posto aqui. E não deixem de comentar os artigos, pois somente assim saberei exatamente a carência de vocês!

Abraços a todos e um FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE APROVAÇÕES!!!
Evandro Guedes
Diretor do complexo de ensino Alfa Concursos Públicos e Alfa On-Line
Professor de Direito Administrativo


2 comentários sobre:
UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO! MAS ISSO, ESTUDANDO!!!

  1. Cleiton comentou em :

    Ola, seguindo somente confirmando tudo o que a manuela disse no comentario acima, venho lhe dizer, que seus artigos me fizeram descobrir o que realmente é um mundo de concurso e o que realmente preciso fazer para ser uma das exceções.
    Você alem de conseguir motivar nós a estudar, faz com que estudemos da forma correta.
    Obrigado e feliz 2011.

  2. manuela comentou em :

    Olá Evandro!
    Quero aproveitar para desejar um feliz natal e próspero ano novo a todos; inclusive para mim que quero passar em um concurso em 2011, rsrsrs!
    Depois de tantas vezes você nos motivar acredito que seja a hora de lhe contar o quanto para mim é importante ler o que você escreve. Acredite pela primeira vez estudo por prazer e não por que tenho que fazer uma prova ou por pressão. E sabe do mais é você e a equipe do Alfa a qual as histórias me identifico tanto que me motiva dessa forma.
    Espero que com esse comentário retribuir um pouquinho todo o cuidado que você tem com os alunos.
    Grata